Brasileirão: Fortaleza pode desembolsar premiação milionária se for campeão da série A
Premiação é concedida pelo Grupo Globo, que destina parte do valor pago pelos direitos de transmissão, para os clubes melhores colocados
Ocupando o topo da tabela na série A do Brasileirão, o Fortaleza tem tudo para ser o grande campeão deste ano, desbancando os rivais do eixo sul-sudeste. O Leão do Pici soma 48 pontos na competição e acirra contra o Botafogo, que tem um ponto a menos.
Além do título, se for vitorioso o Fortaleza pode conquistar um montante milionário que pode trazer muitos benefícios ao clube pelos próximos anos.
Entenda a premiação
É importante destacar que a premiação do Brasileirão não é concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas sim pelo Grupo Globo.
O Grupo, responsável pela transmissão, concede 30% do valor pago pelos direitos para a premiação dos clubes vencedores.
O primeiro colocado consegue a maior parte da premiação, enquanto os quatro clubes rebaixados não recebem nenhum valor. Devido aos reajustes, o valor da premiação aumenta anualmente.
Quanto o Fortaleza pode receber?
Ainda não é certo o valor exato que o tricolor cearense pode receber se for o campeão. No entanto, o clube receberá a maior parte do valor destinado para as equipes participantes, correspondendo a 10% do montante. O segundo colocado deve receber 9,5% e assim por diante.
Para fins de comparação: Em 2023, ano em que Palmeiras foi campeão, o clube também foi premiado com 10% do valor total concedido para premiação. O montante foi de aproximadamente R$47,5 milhões.