Paralimpíadas de Paris 2024 terá 88 atletas da Rússia competindo como neutros; Entenda
Evento terá atletas russos, assim como as Olimpíadas, proibidos de utilizar qualquer referência ao país de origem, como uniformes e hino; entenda
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28 de agosto), às 15h (de Brasília), com a cerimônia de abertura sendo realizada na famosa Champs-Élysées até a Place de la Concorde.
Na edição deste ano, a 17ª da história, o evento vai contar com 88 atletas russos disputando as competições sob bandeira neutra, devido ao banimento que o país sofreu por causa da guerra da Ucrânia. A mesma medida vale para a Bielorrússia.
Por conta disso, as medalhas conquistadas pelos atletas russos não vão ser contabilizadas na classificação geral, ficando fora do quadro de medalhas.
Os competidores russos devem utilizar cores e hinos neutros impostos pelo Comitê Paralímpico Internacional.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, disputados em 2021, a Rússia contou com 241 atletas, quase o triplo da quantidade de Paris 2024.
Naquele ano, a Rússia conquistou 118 medalhas, sendo 36 de ouro, 33 de prata e 49 de bronze, terminando o evento na quarta colocação do quadro de medalhas.
Neste ano, nas Olimpíadas de Paris, apenas 15 atletas advindos da Rússia participaram do evento esportivo.