Santa Cruz vive expectativa da divulgação do balanço financeiro
O clube tricolor não divulgou as contas da temporada 2023 no prazo correto como determina a Lei Pelé, mas não sofreu nenhuma sanção
O balanço financeiro do ano de 2023 do Santa Cruz deve ser divulgado na reunião do Conselho Deliberativo, que acontecerá nesta quinta-feira (29). O prazo era até o mês de abril, como determina a Lei Pelé. Porém, o clube optou por não divulgar de forma parcial para esperar o resultado da auditoria independente.
Após o fim do trabalho da auditoria independente, o balanço financeiro ainda passou pela avaliação da Comissão Fiscal. Seguindo o protocolo, é a vez do Conselho Deliberativo apreciar as contas da última temporada do Tricolor do Arruda. O órgão é comandado por Victor Tavares de Melo.
De acordo com a Lei Pelé, o atraso na apresentação do balanço financeira pode tornar os dirigentes inelegíveis durante cinco anos, afastamento ou terem os próprios atos anulados. No entanto, nada aconteceu. Por sinal, o Santa Cruz não foi o primeiro clube que atrasou em divulgar os detalhes das contas.
Vale lembrar que o balanço financeiro do ano de 2022 foi reprovado pelo Conselho Deliberativo. Na época, o clube coral era comandado pelo ex-presidente Antônio Luiz Neto.
A reunião do Conselho Deliberativo do Santa Cruz ainda vai debater o orçamento de 2024. Vivendo uma crise financeira por causa de quase um ano sem calendário no futebol profissional, somente no fim do 8º mês do ano é que o assunto será discutido.
Passo para a SAF do Santa Cruz
Atestado por uma auditoria independente, o balanço financeiro consolidado do Santa Cruz contribuirá para a consolidação da SAF. Para atrair investidores, o clube tricolor precisa mostrar de forma detalhada o tamanho real da dívida. Esse é um assunto, por sinal, que o presidente Bruno Rodrigues tem tratado pessoalmente.
O mandatário tricolor não escondeu nas últimas entrevistas que o tema está bastante adiantado. Segundo o dirigente, ainda neste ano é possível ter novidade sobre a pauta.