Sport: Pepa assume comando na tarde desta terça-feira

Novo técnico do Leão não dirigiu a equipe rubro-negra na vitória sobre o Ituano pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Publicado em 02/09/2024 às 22:59 | Atualizado em 03/09/2024 às 10:54

Novo técnico, o português Pepa assumirá o comando do Sport a partir da tarde desta terça-feira (3). A data marca a reapresentação do time rubro-negro após a vitória sobre o Ituano nessa segunda. Ele assistiu ao duelo no camarote ao lado do presidente Yuri Romão. No último domingo, desembarcou à noite no Recife após chegar de Lisboa, em Portugal, a terra natal.

Na beira do campo, o auxiliar César Lucena dirigiu o time. Ele assumiu de forma interina desde a derrota para o Brusque e demissão do treinador Guto Ferreira.

Apesar de ter ficado na maior parte do tempo tranquilo, Pepa comemorou bastante os gols do Sport. Afinal, vai assumir o time após o fim da sequência de três derrotas seguidas e ainda tem dois jogos atrasados do primeiro turno contra o CRB (fora) e Operário (casa).

O português ainda não foi anunciado oficialmente como o novo treinador do clube rubro-negro. O que deve acontecer nesta terça (3).

O português será o primeiro técnico europeu da história do Sport. Antes, o Leão só tinha sido comandado por estrangeiros oriundos da América do Sul.

Conheça Pepa, novo técnico do Sport

O Sport não é o primeiro clube brasileiro da carreira de Pepa. Em março de 2023, Pepa se despediu do Al-Tai, da Arábia Saudita, para assumir o comando técnico do Cruzeiro. O técnico, de 43 chegou na Raposa estreando na 3ª fase da Copa do Brasil, diante do Náutico, em abril, e com a primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians.

Com um início de trabalho negativo, o Cruzeiro de Pepa acabou tropeçando para o Timbu na partida de ida da Copa do Brasil e chegando à segunda derrota seguida na estreia do Brasileirão. Mas, a Raposa se reergueu na partida seguinte, novamente contra o Náutico, garantindo a classificação para as oitavas do torneio nacional.

No Brasileirão, Pepa também engatou uma sequência de quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos, mas a crise veio rapidamente. O técnico só conseguiu somar mais duas vitórias em 17 partidas.

O clube acabou sendo eliminado da Copa do Brasil e ficando em situação complicada na Série A em plena 21ª rodada, o que custou o emprego do treinador português. No total, foram 25 partidas à frente do clube mineiro, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, sendo 38,6% de aproveitamento.

Experiência no exterior

Além do Al-Tai, clube que comandou antes de chegar ao Cruzeiro, o treinador também teve passagens pelo AD Sanjoanense, Feirense, Moreirense - onde foi campeão da Taça da Liga de Portugal - Tondela, Paços de Ferreira e Vitória, todos de Portugal.

Já após o Cruzeiro, Pepa comandou o Al Ahli, do Catar. Apesar da campanha irregular, teve números melhores que a passagem pelo Cruzeiro.

No clube catari, o português alcançou a marca de nove vitórias, dois empates e oito derrotas - com 50,8% de aproveitamento - chegando a cair na semifinal da Prince Cup e permanecendo apenas até a 20ª rodada da Liga Catari.

Tags

Autor