Sport: Veja o retrospecto de Pepa no futebol brasileiro

O Sport será o segundo trabalho do técnico Pepa no futebol brasileiro. Antes do Leão, o português chegou a treinar o Cruzeiro, em 2023

Publicado em 02/09/2024 às 11:59

O técnico Pepa desembarcou no Recife no último domingo (1º) e está próximo de fechar com o Sport para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. O português será o primeiro europeu no comando do Leão, mas o Rubro-Negro não será o primeiro brasileiro na carreira do treinador.

Em março de 2023, Pepa se despediu do Al-Tai, da Arábia Saudita, para assumir o comando técnico do Cruzeiro. O técnico de 43 chega na Raposa estreando já na 3ª fase da Copa do Brasil, diante do Náutico, em abril, e com a primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians.

Com um início de trabalho negativo, o Cruzeiro de Pepa acabou tropeçando para o Timbu na partida de ida da Copa do Brasil e chegando à segunda derrota seguida na estreia do Brasileirão. Mas a Raposa se reerguei já na partida seguinte, novamente contra o Náutico, garantindo a classificação para as oitavas da Copa.

Veja também: Sport vai virar SAF?

No Brasileirão, Pepa também engatou uma sequência de quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos, mas a crise veio logo em seguida. O técnico só conseguiu somar mais duas vitórias em 17 partidas.

O clube acabou sendo eliminado da Copa do Brasil e ficando em situação complicada na Série A em plena 21ª rodada, custando o emprego do treinador português. No total, foram 25 partidas à frente do clube mineiro, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, sendo 38,6% de aproveitamento.

Fora do Brasil

DIVULGAÇÃO/AL AHLI
Técnico Pepa em ação pelo Al Ahli do Catar - DIVULGAÇÃO/AL AHLI

Além do Al-Tai, clube que comandou antes de chegar ao Cruzeiro, o treinador também teve passagens pelo AD Sanjoanense Feirense, Moreirense - onde foi campeão da Taça da Liga de Portugal -, CD Tondela, Paços de Ferreira e Vitória SC, todos de Portugal.

Já após o Cruzeiro, Pepa comandou o Al Ahli, do Catar. Apesar da campanha irregular, teve números melhores que a passagem pelo Cruzeiro.

No clube catari, o português alcançou a marca de nove vitórias, dois empates e oito derrotas - com 50,8% de aproveitamento -, chegando a cair na semifinal da Prince Cup e permanecendo apenas até a 20ª rodada da Liga catari.

Tags

Autor