UOL - O melhor conteúdo

Futebol de Cegos: Como os jogadores acham a bola? Entenda modalidade

A partida entre Brasil e Argentina no futebol de cegos acontece na tarde desta quinta-feira (05), às 15h (horário de Brasília), em Paris.

Publicado em 05/09/2024 às 14:56

Nesta quinta-feira, dia 05, o Brasil enfrentará a Argentina na semifinal do futebol de cegos nas Paralimpíadas de Paris 2024.

Apesar de a modalidade ser bastante conhecida e uma das mais importantes das Paralimpíadas, muitas dúvidas surgem no público.

Uma das mais comuns é sobre "como os jogadores cegos conseguem encontrar a bola durante a partida". Confira abaixo a resposta para essa pergunta!

Como os jogadores conseguem encontrar a bola?

Guizo na bola

O elemento mais crucial no futebol de cegos é o som emitido pela bola. Pequenos guizos internos fazem barulho ao se movimentar, ajudando os jogadores a rastrearem sua localização. Os atletas dependem muito de sua audição para seguir o som e antecipar onde a bola estará.

Comunicação constante

Além de usar a audição para encontrar a bola, os jogadores se comunicam muito entre si. Os defensores gritam "voy" ("eu vou" em espanhol) quando estão indo em direção à bola para evitar colisões. Há também um guia posicionado atrás do gol adversário que orienta os atacantes com instruções sobre direção e posicionamento da bola.

Orientação pelo goleiro

O goleiro, que é o único jogador que enxerga, também orienta seus companheiros de equipe na defesa e na organização da partida, descrevendo o posicionamento e a movimentação dos adversários.

Treinamento sensorial

Os jogadores passam por um treinamento específico para melhorar sua audição e percepção espacial, sendo capazes de detectar e reagir rapidamente aos sons da bola e à comunicação dos companheiros e adversários.

Outras características importantes:

Placas laterais

O campo é cercado por placas de madeira nas laterais, o que ajuda os jogadores a se orientarem e evita que a bola saia facilmente, mantendo o ritmo do jogo.

Pênaltis e faltas

As faltas e pênaltis seguem regras adaptadas, e os árbitros têm um papel fundamental em manter o jogo seguro e fluido.

Brasil no futebol de cegos

Até agora, o Brasil nunca perdeu uma partida desde que a modalidade foi incluída nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004. Já são 30 jogos de invencibilidade.

A equipe é formada pelos goleiros Luan e Matheus, além dos jogadores Tiago Paraná, Cássio, Jardiel, Nonato, Jonatan Felipe, Maicon Júnior, e do técnico Fábio Vasconcelos.

Tags

Autor