Futebol de Cegos: Veja regras do esporte em que o Brasil pode ser hexa nas Paralimpíadas

Nesta quinta-feira (05) o Brasil enfrenta Argentina pelas semifinais do Futebol de Cegos e desperta curiosidade sobre as regras desta modalidade

Publicado em 05/09/2024 às 10:42

Nesta quinta-feira (05), o Brasil disputa contra a Argentina pelas semifinais do Futebol de Cegos dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os brasileiros almejam o hexa paralímpico, mas os argentinos são atuais campeões mundiais. A disputa promete ser acirrada! 

O duelo será transmitido ao vivo pela TV aberta e acende a curiosidade daqueles que querem compreender como funcionam as regras do jogo.

A história do futebol de cegos

Futebol de cegos ou futebol de cinco, é uma adaptação do futebol para atletas com deficiência visual. A modalidade começou a ser praticada entre crianças em escolas para pessoas com algum grau de deficiência.

Com o passar do tempo, passou a ser praticado no Brasil e Espanha e foi ganhando espaço ao longos das décadas. A primeira vez em que surgiu em Jogos Paralímpicos foi em 2004.

Conheça as regras do esporte

As partidas são disputadas em dois tempos de 15 minutos, em um campo de 40m x 20m. Ao redor do espaço estão distribuídas algumas placas, que ficam nas linhas laterais, mantendo a bola dentro de campo.

As equipes são compostas por quatro jogadores e um goleiro. O goleiro é o único que pode ter visão completa e dá dicas aos companheiros na hora da defesa.

Os jogadores de linha são completamente ou parcialmente cegos e todos devem usar viseiras para garantir uma competição justa.

No estádio é essencial que os torcedores fiquem em silêncio já que os atletas são guiados pelo som. O barulho só está autorizado quando há gols ou durante as pausas oficiais.

Atletas irão receber premiação por medalha nas Paralimpíadas

Tags

Autor