Santa Cruz: O que se sabe até agora sobre a SAF?

O clube deve anunciar a consultoria responsável por assessorar o clube junto aos investidores ainda este mês: "De primeiro mundo", frisou o presidente

Publicado em 10/09/2024 às 11:38 | Atualizado em 10/09/2024 às 21:51

Após o "caso Itamar Schulle" ser resolvido e o Santa Cruz garantir o retorno do técnico ao clube logo após a Série D do Campeonato Brasileiro, a Cobra Coral volta a focar no principal objetivo deste segundo semeste: a formalização da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

O tema tem deixado parte da torcida Tricolor impaciente, já que é uma pauta que tem sido levantada desde o início da gestão do presidente Bruno Rodrigues. Mas o próprio dirigente do clube ressaltou que o processo precisa ser feito com calma, visto que é algo "sem volta" e a longo prazo.

Apesar da demora, o Santa Cruz já deu seus primeiros passos para trazer os investidores e oficializar a SAF ainda em 2024, que é a principal meta da diretoria. Em entrevista ao programa Léo Medrado e Traíras, no YouTube, Bruno Rodrigues revelou que o clube assinou com uma empresa que estará prestando consultoria e assessoria para entrar em contato com esses investidores em potencial.

"Nós vamos ter uma empresa que vai nos assessorar nesse processo de SAF e constituição da SAF. Está tudo ok, eu vou assinar agora nesses próximos dias. Essa consultoria já tem os valores do investimento e dos valores futuros. A consultoria tem vários investidores, o número exatamente de investidores eu não posso lhe dizer agora", contou o dirigente coral.

O presidente também já havia revelado, em podcast da TV Coral (canal oficial do Santa Cruz), que o clube tinha duas pré-propostas na mesa a serem avaliadas pela diretoria.

Mas, para ser a oferta de um investidor ser aprovada, ela precisa se transformar em uma proposta vinculante e ser colocada em votação no Conselho Deliberativo, além de posteriormente na Assembleia Geral de Sócios.

Essa burocracia pode prolongar a formação da tão esperada SAF. Ou seja, o clube deve começar o planejamento para a pré-temporada de 2025 antes mesmo dos investidores chegarem.

"Estamos em um momento de transição. Até sair a SAF, leva uma burocracia e não podemos ficar esperando. Tenho conversado com os futuros parceiros e todos estão tranquilos, que entrarão com o 'barco andando' e não podemos esperar", afirmou Bruno Rodrigues.

O Santa Cruz deve estrear na próxima temporada já no dia 6 de dezembro, em duelo diante do Treze pela fase preliminar da Copa do Nordeste 2025. O clube inicia pré-temporada na metade de novembro e deve contar com o retorno de atletas emprestados e até 15 novos jogadores contratados, além dos jovens promovidos das categorias de base.

Participação do sócio na SAF

Ainda no programa de Léo Medrado, o presidente Coral frisou que o modelo de SAF escolhido pela diretoria do Santa Cruz será inédito no Brasil, apesar de ser comum em outros países da Europa. Escolha do Executivo Tricolor pode ser o principal motivo da demora para essa formalização.

"Existe parecido, mas ainda não teve um SAF igual a nossa no Brasil. Em 2024, ainda não teve nenhum clube. Não é uma coisa fácil ir no mercado e fazer", comentou o dirigente.

Segundo Bruno Rodrigues, parte das ações da SAF do Santa Cruz será destinada aos sócios. Dessa forma, o torcedor - além de fazer parte da aprovação de quem virá a investir no clube - poderá fazer a aquisição de ações, quando o departamento de futebol for transformado em Sociedade Anônima do Futebol.

"Nós vamos dar oportunidade para o nosso sócio ser dono do Santa Cruz. Eles vão poder comprar uma parte das ações. Isso vai ter um valor extra, vai ter um valor de ação. Então, o sócio também vai poder ser dono de uma parte do clube", completou Bruno.

Tags

Autor