Dorival vai ser demitido? Veja posicionamento da CBF após mau desempenho nas Eliminatórias
Derrota para o Paraguai na noite da terça-feira (10) evidenciou a fragilidade do comando técnico de Dorival e abalou o clima junto a CBF

A derrota para o Paraguai na noite da terça-feira (10) cravou o pior desempenho da Seleção Brasileira em início das Eliminatórias da Copa do Mundo. A última vez em que o Brasil foi derrotado pelos paraguaios foi em 2008.
Com o resultado amargo, Dorival Júnior admitiu que a seleção está no pior momento desde que ele chegou. Reconhecendo o cenário atual, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já tomou um posicionamento.
Segundo informações apuradas pelo UOL, o clima pesou entre Dorival e a CBF após a derrota para o Paraguai. A expectativa do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, era de alavancar o desempenho brasileiro após a dolorosa eliminação na Copa América.
Ednaldo viu a Copa América como uma oportunidade de adaptar o técnico e o elenco. No entanto, o período de testes já passou e o desempenho nas Eliminatórias não está sendo nada satisfatório.
No entanto, a perspectiva é de que a CBF não vá demitir Dorival Júnior neste momento pois ainda é de interesse da diretoria ele permaneça. O contrato do técnico é válido até julho de 2026, pouco após a Copa do Mundo.
Mesmo que a troca de técnico não ocorra imediatamente, é certo que a CBF espera que Dorival Júnior consiga mudar a postura e aproveitar o elenco com mais qualidade, obtendo melhores resultados até o fim de 2024.
A vinda de Dorival Júnior
Dorival é o segundo técnico a passar pela Seleção Brasileira dentro do período de dois anos. Fernando Diniz, o técnico anterior, estava em cargo interino, se dividindo também como técnico do Fluminense.
A permanência de Diniz ocorreu em um momento em que a CBF negociava a vinda de Carlo Ancelotti para treinar a seleção. No entanto, após a renovação do italiano com o Real Madrid em dezembro de 2023, ficou evidente que ele não viria.
Em janeiro deste ano, Fernando Diniz foi demitido. Poucos dias depois, a contratação de Dorival foi oficializada pela CBF.
Retrospecto do treinador
Apesar de ter demonstrado um bom desempenho nos amistosos contra Inglaterra e Espanha no mês de março, a performance não se repetiu nas partidas posteriores.
Nas dez partidas em que esteve no comando da Seleção, venceu quatro, empatou cinco e perdeu uma. A derrota contra o Paraguai, na última terça-feira (10), expôs ainda mais a fragilidade de seu comando técnico.
Os jogos da Seleção sob comando de Dorival
- 23/03/24 - Inglaterra 0 x 1 Brasil
- 26/03/24 - Espanha 3 x 3 Brasil
- 08/06/24 - México 2 x 3 Brasil
- 12/06/24 - Estados Unidos 1 x 1 Brasil
- 14/06/24 - Brasil 0 x 0 Costa Rica
- 28/06/24 - Brasil 4 x 1 Paraguai
- 02/07/24 - Brasil 1 x 1 Colômbia
- 06/07/24 - Brasil 0 (2) x (4) Uruguai
- 06/09/24 - Brasil 1 x 0 Equador
- 10/09/24 - Paraguai 1 x 0 Brasil