É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Flamengo, Corinthians, Vasco e Atlético-MG deixaram Bahia, Juventude, Athletico-PR e São Paulo para trás e agora se enfrentarão em busca do tão sonhado título da competição.
O chaveamento já está definido e cada time sabe quem enfrentará caso avance à penúltima fase antes da grande decisão.
No entanto, isso não significa que não teremos sorteio nas semifinais, uma vez que, sim, teremos sorteio para definir os mandos de campodas partidas de ida e volta.
Sorteio da semifinal da Copa do Brasil
O sorteio dos mandos ainda não tem data definida e deve acontecer cerca de uma a duas semanas antes dos jogos de ida, que acontecem na data base de 2 de outubro, o que significa que ele acontecerá ainda neste mês de setembro.
O formato será o mesmo das fases anteriores: Serão distribuídas 10 bolinhas, numeradas 1 a 10 e uma delas será sorteada.
Estudante de Jornalismo pela Unicap. Estagiou na Consultexto entre 2018 e 2019 e no Consórcio Grande Recife em 2021. Atualmente trabalha como Repórter de esportes do Sistema Jornal do Commercio. Interesse por coberturas de futebol nacional, internacional e Fórmula 1.