É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O título da Copa do Brasilé não somente uma grande conquista histórica em termos esportivos, mas, hoje, é também, uma grande fonte de receita para os clubes que a disputam.
O time que for campeão pode receber quase R$ 100 milhões (R$ 96,39 milhões mais precisamente) somadas as premiações de todas as fases.
Somente na Final, estarão em jogo R$ 105 milhões, uma vez que o campeão receberá, somente por vencer a decisão, R$ 73,5 milhões, enquanto o vice ficará com R$ 31,5 milhões de "consolação".
Mas, o quanto os quatro semifinalistas (Flamengo, Corinthians, Vasco e Atlético-MG) já lucraram até aqui?
Veja quanto Flamengo, Corinthians, Vasco e Atlético-MG já lucraram por chegar à semifinal da Copa do Brasil
Apenas por terem vencido os seus confrontos nas quartas-de-final, os quatro semifinalistas receberam R$ 9,45 milhões da CBF, mas, no cômputo geral, os valores não são os mesmos.
Participantes da Libertadores, Flamengo e Atlético-MG estrearam na diretamente na 3ª fase e, portanto, receberem R$ 3,255 milhões a menos que Corinthians e Vasco, que disputam a competição desde a 1ª fase e que, portanto, arrecadaram tal valor por avançarem dela e também da 2ª fase.
Estudante de Jornalismo pela Unicap. Estagiou na Consultexto entre 2018 e 2019 e no Consórcio Grande Recife em 2021. Atualmente trabalha como Repórter de esportes do Sistema Jornal do Commercio. Interesse por coberturas de futebol nacional, internacional e Fórmula 1.