Refeno 2024: Regata internacional de Recife até Noronha chega em sua 35ª edição

A Refeno deste ano irá contar com uma maior participação feminina nas embarcações, sendo uma presença de 20% entre todos os tripulantes

Publicado em 17/09/2024 às 17:31

A Regata Internacional Recife Fernando de Noronha - Refeno - está de volta em sua 35ª edição. Marcada para começar no dia 28 de setembro, o evento organizado pelo Cabanga Iate Clube irá contar com mais de 90 embarcações e 700 tripulantes.

A partida irá acontecer no Marco Zero, no centro do Recife, com o desfile dos barcos começando a partir das 11h30. As embarcações sairão em blocos, organizados pelas características dos barcos a cada 30 minutos, com os últimos partindo a partir das 14h.

Até esta terça-feira (17), 93 barcos de 14 estados do Brasil foram inscritos na Refeno deste ano. O Rio de Janeiro é o que conta com mais representantes, sendo 23 embarcações registradas.

Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 10; Rio Grande do Sul, com 6; Paraná, com 5; Santa Catarina e Paraíba, com 3; Alagoas e Ceará, com 2. Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais marcam presença com uma embarcação cada.

A organização da Refeno - junto aos velejadores -, além da corrida entre embarcações, também promove ações médicas, jurídicas e educativas, além da entregas de kits escolares e de materiais esportivos à ilha de Fernando de Noronha.

"A ilha nos acolhe e nós temos também que acolher a ilha. A gente, do Cabanga, procura fazer uma ação especial", ressaltou o vice-Comodoro do Cabanga, Mário Jácome.

Já no Recife, antes da partida das embarcações, a organização também realiza ações como a visitação de crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos barcos participantes da Refeno, assim como também do Curso TransforMar do Revela e Ocina Criativa Revela.

Tsuey Lan Bizzocchi
Coletiva de imprensa de apresentação da Regata Internacional Refeno 2024, no Cabanga Iate Clube - Tsuey Lan Bizzocchi

Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, também destacou o potencial da Refeno no fortalecimento do turismo pernambucano.

"É um evento que traz pessoas de outros estados para a nossa cidade e eleva o nome do Recife e Fernando de Noronha que, ao ladod e Porto de Galinhas, é um dos grandes pontos turísticos de Pernambuco", ressaltou.

Maior presença feminina

Um dos pontos destacados nesta edição é o crescimento da presença de mulheres dentro das embarcações participantes. Segundo o Comodoro do Cabanga, Altair Júnior, houve um crescimento de 9% para 20% de participação feminina na Refeno.

Premiações

Além do prêmio Fita Azul, dado ao barco mais rápido da Refeno, os três primeiros colocados das diversas classes também irão receber troféus.

Outras premiações também serão distribuídos ao fim da competição para: o primeiro estrangeiro a cruzar a linha de chegada; o barco que vem de mais longe; o tripulante mais jovem; o mais velho; e o barco com maior percentual de mulheres a cruzar a linha de chegada.

O último prêmio é dado ao penúltimo colocado, chamado Troféu Tamar: tartaruga marinha. Vale destacar que os troféus deste ano serão produzidos pelo artesão noronhense Roque Lima.

Recordista, Adrenalina Pura segue favorito

O atual recorde da Refeno é do Veleiro Adrenalina Pura, quando carregava a bandeira do estado da Bahia. O barco era comandado por Georg Ehrensperger, que conquistou a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos em 2007.

Atualmente, o Adrenalina Pura é comandado por uma tripulação pernambucana. Essa, que conquistou a Fita Azul - prêmio dado ao barco mais rápido - da última Refeno, volta na atual edição como grande favorita ao título. O veleiro conta com oito títulos da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha.

Todos os vencedores da Fita Azul

  • 1986 - Windancer (RJ)
  • 1987 - Curimã (RJ)
  • 1989 - Fuzuê (BA)
  • 1992 - Suzy Dear (RJ)
  • 1993 - Chrisleen (BA)
  • 1994 - Top Hat(SP)
  • 1995 - Swing (SP)
  • 1996 - Vagabundo Celeste (ING)
  • 1997 - Catorze (PE)
  • 1998 - Odara (BA)
  • 1999 - Bahia (BA)
  • 2000 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2001 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2002 - Adrenaina Pura (BA)
  • 2003 - Odara (BA)
  • 2004 - Ave Rara (PE)
  • 2005 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2006 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2007 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2008 - Adrenalina Pura (BA)
  • 2009 - Sorsa (RJ)
  • 2010 - Ave Rara (PE)
  • 2011 - Ave Rara (PE)
  • 2012 - Sessentão (SP)
  • 2013 - Ave Rara (PE)
  • 2014 - Camiranga (RS)
  • 2015 - Camiranga (RS)
  • 2016 - Camiranga (RS)
  • 2017 - Camiranga (RS)
  • 2018 - Patoruzú (PE)
  • 2019 - Patoruzú (PE)
  • 2021 - Patoruzú (PE)
  • 2022 - Aventureiro (PE)
  • 2023 - Adrenalina Pura (PE)

Veja as classes da Refeno

Confira as classes das embarcações participantes da Refeno:

  • Classe ORC - barcos portadores de certicado ORC, válido para o ano corrente. A correção dos tempos reais será feita pelo sistema simplicado Performance Line Corrected Time, utilizando-se para o cálculo a distância geográca de 291,6 milhas náuticas.
  • Classe VPRS - barcos portadores de certicado VPRS, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TCC sobre os tempos reais.
  • Classe RGS - barcos portadores de certicado RGS, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TMFAA sobre os tempos reais. A não apresentação deste certicado acarretará na aplicação do maior TMFAA de um barco semelhante cadastrado no banco de dados da BRA/RGS.
  • Classe MOCRA - Barcos portadores de certicados MOCRA, válido para o ano corrente. A correção dos tempos será pela aplicação do TCF sobre os tempos reais.
  • Classe MULTICASCO - Catamarã
  • Classe MULTICASCO - Trimarã.
  • Classe ABERTA - destinada aos monocascos que não se enquadrarem de forma alguma nas classes ORC, RGS ou AÇO, e cujos comandantes não desejam participar da classe BICO DE PROA. Em função de análise da Comissão Organizadora, barcos de série só podem inscrever-se nesta classe quando a citada comissão não encontrar nos arquivos da RGS/ORC uma medição para o mesmo modelo.
  • Classe Aço - Barcos construídos em aço. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certicados de medição dessas classes.
  • Classe Alumínio - Barcos construídos em alumínio. Barcos deste tipo poderão se inscrever nas classes RGS ou ORC, desde que tenham certicados de medição dessas classes.
  • Classe BICO-DE-PROA - Os barcos da Classe Bico-de-Proa deverão ser barcos do tipo monocasco que usem velas grandes, genoas e bujas confeccionadas unicamente com Dacron, Prolan ou lmes, não sendo permitida a utilização de spinnakers simétricos ou assimétricos. A inscrição de barcos nessa Classe está sujeita à análise e aprovação da Comissão Organizadora.
  • Classe TURISMO - Nesta classe poderá se inscrever qualquer barco que não deseje participar da regata a vela. Poderá ligar o motor durante todo o percurso sem nenhuma penalização. Estarão nesta classe as embarcações que desejam participar do evento e apenas fazer turismo ocialmente na Refeno.

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