Copa do Mundo de Futsal: Quais as regras de uma partida de futsal? Confira regulamento

A edição deste ano ocorre no Uzbequistão, país da Ásia Central, e conta com regimento que direciona todas as 24 seleções participantes

Publicado em 20/09/2024 às 11:57

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2024, sediada no Uzbequistão, teve início no último dia 14. A competição reune 24 seleções de todo o mundo, que estão divididas em seis grupos de quatro times cada.

O Brasil ocupa o grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. Mas você sabe quais regras regem a competição? Confira nesta matéria.

Tempo de jogo

O jogo é dividido em dois tempos de vinte minutos e há um intervalo de quinze entre cada tempo. O tempo é contabilizado de forma regressiva, só contando o período de bola rolando.

Equipes

Os times participantes são formadas por 14 jogadores. Em quadra, cada equipe conta com cinco atletas: quatro jogadores de linha e um goleiro, exceto em casos de expulsão.

Substituições

Treinadores têm a liberdade de realizar substituições ilimitadas. Não há restrições quanto ao número de vezes que um jogador pode entrar e sair do jogo.

Regra dos quatro segundos

O goleiro precisa liberar a bola em até quatro segundos enquanto estiver em seu próprio campo. Caso não o faça, a equipe adversária receberá um tiro livre indireto.

Posse de bola do goleiro

Após tocar na bola dentro de seu próprio campo, o goleiro não pode tocá-la novamente até que o time adversário tenha a posse.

Goleiro linha

Um goleiro linha é um jogador que assume temporariamente a posição de goleiro, geralmente quando a equipe está atrás e busca aumentar a pressão no ataque. O linha deve usar uma camisa de goleiro com seu próprio número nas costas.

Faltas acumuladas

Ao atingir cinco faltas em um tempo, cada falta subsequente resultará em um tiro livre direto para o adversário, sem barreira, a partir do segundo ponto de pênalti (10 metros de distância). Se a falta ocorrer mais próximo ao gol, será cobrada no local da infração.

Cartões vermelhos

Um jogador pode ser expulso por receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho direto. Nesse caso, a equipe deve continuar com apenas quatro jogadores em quadra até que o adversário marque um gol ou até que se passem dois minutos.

Se o adversário marcar, ou após dois minutos sem gol, um substituto pode entrar. O jogador expulso não pode retornar ao jogo.

Tempos limites

O treinador pode solicitar um tempo de 60 segundos durante cada tempo da partida, permitindo que ele converse com os jogadores. Os pedidos de tempo só podem ser feitos quando a bola estiver fora de jogo e o time estiver prestes a reiniciar. Não há tempos limitados durante a prorrogação.

Pênaltis

Em jogos eliminatórios que terminam empatados após a prorrogação, a decisão será feita por meio de uma disputa de pênaltis. A equipe que estiver na frente após cinco cobranças de cada lado avança. Se o empate persistir, ocorrerá uma disputa em morte súbita.

Jogadores que se retiraram por lesão ou foram expulsos não poderão cobrar pênaltis. Um jogador de linha pode atuar como goleiro durante a disputa, e as equipes podem alternar seus goleiros ao longo da série de pênaltis.

Tags

Autor