Pernambucano conquista o título do FRECA 2024 e segue passos para chegar na Fórmula 1

Piloto da Academia da Ferrari, Rafael Câmara conquistou o título da competição europeia com uma corrida de antecedência e levou o troféu da categoria

Publicado em 29/09/2024 às 18:22 | Atualizado em 29/09/2024 às 18:34

O pernambucano Rafael Câmara conquistou neste domingo (29/09), o título da FRECA 2024 com uma etapa de antecedência e fez a festa em Barcelona, na Espanha. O piloto da Prema terminou a corrida, vencida por James Wharton, na 4ª posição e levou o troféu da categoria da temporada. A FRECA é uma espécie de Fórmula 4 no automobilismo e etapa importante no caminho até a Fórmula 1.

Aos 19 anos, Câmara precisava apenas de sete pontos para vencer seu adversário, Tuukka Taponen. Porém, logo na primeira curva, o finlandês se envolveu em um acidente com Matteo De Palo, definindo de forma antecipada o título da categoria.

A campanha de Rafael na temporada foi memorável, com seis vitórias e dez pódios no total. Dessa maneira, ele se credencia para na temporada que vem estar na Fórmula 3, apenas duas categorias abaixo da F1.

Quem é Rafael Câmara?

Nascido no dia 5 de maio de 2005, no Recife, Rafael Chaves Câmara, iniciou sua carreira no kart em 2014, tornando-se campeão brasileiro aos 13 anos de idade. Devido as suas boas apresentações, o vice no Campeonato Mundial da categoria em 2019, o garoto logo foi convidado para uma seletiva da academia da Ferrari, a Ferrari Driver Academy, sendo selecionado.

Fazer parte de uma academia é hoje fundamental para ser cotado para a Fórmula 1. Um dos brasileiros que atualmente é candidato para a F1, Gabriel Bortoleto, faz parte de uma academia, nesse caso a da McLaren. Bortoleto corre na Fórmula 2 atualmente, tendo já corrido na Fórmula 3, sendo campeão no primeiro ano.

Na sua estreia pela equipe europeia, Rafael venceu logo na sua primeira corrida da competitiva da F4 italiana, tendo mais de 40 adversários na pista. Foi vice-campeão da F4 dos Emirados Árabes-Unidos, mesmo ficando de fora de três etapas por ter contraído a Covid-19.

Com o título, a expectativa é ir para a F3 em 2025, porém Kimi Antonelli, campeão da FRECA em 2023, foi direto para a F2, abrindo margem para saltos maiores, apesar de isso não ser considerado agora. Antonelli vai assumir a vaga deixada por Lewis Hamilton na Mercedes.

Tags

Autor