Em votação apertada, sócios do Sport aprovam reforma do estatuto

A Assembleia Geral de Sócios aconteceu nesta sexta-feira e movimentou a sede social na Ilha do Retiro com quase mil sócios participando do pleito

Publicado em 04/10/2024 às 22:03

Os sócios do Sport aprovaram a reforma do estatuto, nesta sexta-feira (4), em Assembleia Geral Extraordinária. O novo texto recebeu o aval de 53% dos rubro-negros, o que significou 397 votos a favor da mudança. As novas leis do clube rubro-negro começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

No total, a votação teve 749 participantes. Sendo assim, 352 votos foram de "não" ao texto proposto pela comissão do Conselho Deliberativo. Vale destacar que o Sport possuía 10 mil sócios aptos a participar da votação.

O processo eleitoral aconteceu com tranquilidade durante a manhã e tarde na sede social da Ilha do Retiro. O Leão colocou 18 urnas à disposição dos sócios. O resultado saiu no início da noite desta sexta.

SAF do Sport é a grande novidade

A principal novidade do novo estatuto do Sport é a autorização para viabilizar a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O novo documento permite que o clube rubro-negro possa negociar a transformação do departamento de futebol.

A SAF conta com 16 artigos no novo texto da "Constituição Federal" do Leão. Outro detalhe que ressalta o novo estatuto é que o clube precisa possuir no mínimo 10% das ações em uma futura transação.

Outra mudança é a criação do Conselho de Administração. O órgão será composto por um presidente, um vice e três conselheiros. Esse núcleo terá uma mandato de três anos, porém, não é permitida a reeleição para a presidência.

Vale destacar que esse quesito só estará em vigor a partir de 2027. A comissão do Conselho Deliberativo obter por esse "ajuste" na ideia por causa da proximidade da eleição, que acontece em dezembro. Sendo assim, o Sport terá um presidente executivo, conforme determina o "antigo" estatuto.

Tags

Autor