Rafael Nadal: Conheça a síndrome rara e dolorida que causou aposentadoria do espanhol
Doença é degenerativa e não tem causa conhecida; síndrome realiza colapso do osso navicular, localizado no arco plantar, a 'curvinha' do pé; veja mais

A lenda Rafael Nadal anunciou a sua aposentadoria do tênis profissional na última quinta-feira (10) após passar por uma série de lesões que o fizeram perder torneios importantes.
Uma dessas limitações foi causada pela rara síndrome de Mueller-Weiss. A doença é degenerativa e não tem causa conhecida.
Ela causa colapso do osso navicular, localizado no arco plantar, a "curvinha" do pé.
Apesar da doença não ter a causa determinada, especialistas creem que o desencadeamento da doença se dá a partir de fatores genéticos, anatômicos, hormonais ou vasculares.
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.
Diagnóstico de Rafael Nadal
O diagnóstico de Nadal foi feito em 2005, quando teve dificuldades para participar do Masters de Madri.
Além de dor, a síndrome também causa inchaço, causando a dificuldade de caminhar e apoiar o peso do corpo sobre o pé.
A doença afeta mais as mulheres, não sendo comum em pacientes do perfil de Rafael Nadal, que é homem e foi diagnosticado com apenas 19 anos.
A síndrome afeta em sua maior parte mulheres entre 40 e 60 anos.
Tratamento da síndrome de Mueller-Weiss
O tratamento é personalizado para cada paciente, dependendo do nível de progressão da condição. Em situações mais brandas, repouso e o uso de palmilhas ortopédicas são indicados.
O médico pode optar por imobilizar o pé temporariamente. Medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser recomendados para reduzir a dor e o desconforto.