3 exercícios isométricos que vão te deixar mais forte e com músculos tonificados
Essa modalidade proporciona diversas vantagens para a saúde corporal e pode incluída na sua rotina de exercícios físicos
![Mulher realiza agachamento](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2024/10/03/597x330/1_front_view_woman_doing_crouching_exercises-32923520.jpg)
Exercícios isométricos são aqueles caracterizados pela contração muscular sem a alteração do comprimento do músculo e podem ser integrados a rotinas de treino e fisioterapia.
Após a apresentação de alguns exercícios para fortalecer as pernas e os joelhos, conheça os benefícios dos exercícios isométricos e treinos para fazer em casa.
Importante destacar que alguns exercícios não são para todos e não é recomendado para crianças, idosos, sedentários, fumantes e hipertensos.
Antes de iniciar uma rotina de exercícios, busque apoio de um profissional de saúde especializado.
Quais as vantagens?
Por envolver a contração dos músculos sem o movimento das articulações, estes treinos trazem fortalecimento muscular e proporcionam estabilidade na postura.
Além disso, são ideais para prevenir lesões e ajudam na recuperação muscular, pois oferecem uma maneira segura de reabilitar os músculos sem sobrecarregar as articulações.
Quais os melhores exercícios isométricos para fazer em casa?
- Elevação pélvica
- Prancha abdominal
- Agachamento
Elevação pélvica
Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés no chão. Levante os quadris, contraindo os glúteos, até que o corpo forme uma linha reta dos ombros aos joelhos. Mantenha por alguns segundos e desça lentamente.
- Faça 15 repetições + isometria até não aguentar mais + descanso de 1 minuto. Repetir 3 vezes.
Prancha abdominal
Fique em posição de flexão, com os braços estendidos e os pés juntos. Mantenha o corpo reto e os músculos abdominais contraídos. Sustente a posição por 20 a 60 segundos, respirando normalmente.
- Faça 15 repetições + isometria até não aguentar mais + descanso de 1 minuto. Repetir 3 vezes.
Agachamento
Fique em pé com os pés na largura dos ombros. Dobre os joelhos e desça o quadril como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo o peito erguido e os joelhos alinhados com os pés. Retorne à posição inicial.
- 15 repetições + isometria até não aguentar mais + descanso de 1 minuto. Repetir 3 vezes;