Membros de equipe de remo morrem em acidente no Paraná

Sete jovens atletas, além do coordenador e o motorista da equipe ficaram mortos após van ser atingido por carreta. Equipe estava voltando para Pelotas

Publicado em 21/10/2024 às 14:17

Um grave acidente envolvendo três veículos deixou nove mortos e dois feridos na BR 376, em Guaratuba, Paraná, na noite desse domingo (20). As vítimas faziam parte de uma equipe de remo de Pelotas, do Rio Grande do Sul.

A colisão ocorreu por volta das 21h40 no km 665, no sentido sul da rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a PRF, uma carreta, dirigida por um homem de 30 anos, sofreu uma falha nos freios, colidindo na traseira de uma van, que foi projetada contra um automóvel à frente.

O impacto fez com que a van rodasse e fosse arrastada para fora da pista pela carreta, que acabou tombando sobre o veículo. O motorista do automóvel não sofreu ferimentos.

O veículo de passeio tinha apenas um ocupante, enquanto a van transportava dez pessoas. A carreta também estava com apenas o motorista, que sofreu ferimentos leves.

Na manhã de segunda-feira (21), a pista no sentido de Santa Catarina permanecia interditada para o trabalho de remoção dos veículos e perícia.

Vítimas

Entre os ocupantes da van estava uma equipe de atletas adolescentes de remo, que havia saído de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul. Das vítimas fatais, sete eram atletas.

Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e com ferimentos leves. Ele encaminhado ao Hospital São José, em Joinville, Santa Catarina, junto com o motorista da carreta. Ambos já receberam alta.

Entre as vitimas fatais do acidente, estavam:

  • Samuel Benites Lopes (atleta), 15 anos;
  • Henri Fontoura Guimarães (atleta), 15 anos;
  • João Pedro Kerchiner (atleta), 17 anos;
  • Helen Belony (atleta), 20 anos;
  • Nicole da Cruz (atleta), 15 anos;
  • Angel Souto Vidal (atleta), 16 anos;
  • Vitor Fernandes Camargo (atleta), 17 anos;
  • Oguener Tissot (coordenador), 43 anos; e
  • Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos.

A conta oficial do Comitê Olímpico Brasileiro, no Instagram, emitiu uma nota de pesar após o ocorrido. "Desejamos muita força neste momento tão difícil para todos", comunicou.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a tragédia por meio das redes sociais:

"Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande do Sul ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo".

Leite também declarou que está em contato com a Secretaria de Segurança Pública para prestar apoio às famílias das vítimas.

Tags

Autor