Conmebol avalia mudar sede da final da Libertadores; veja opções

A decisão que pode ter o confronto entre as equipes brasileiras não sai da Argentina, mas haverá avaliação sobre o Estádio do River Plate.

Publicado em 24/10/2024 às 14:15

Apesar de as semifinais da Copa Libertadores ainda não terem terminado, as goleadas de Atlético-MG  e Botafogo nos jogos de ida indicam a possibilidade de uma final brasileira, marcada para 30 de novembro, em Buenos Aires.

A Conmebol não planeja alterar a sede da decisão, mesmo se Atlético-MG e Botafogo avançarem. A entidade só muda o local em casos políticos, como em 2019, quando a final foi transferida de Santiago para Lima por causa de protestos no Chile.

No entanto, internamente, já se discute se o Monumental de Núñez, estádio do River Plate com capacidade para mais de 80 mil torcedores, é ideal para essa partida.

Durante reunião com representantes dos clubes semifinalistas na sede da Conmebol, em Luque (Paraguai), não foi cogitada a mudança de sede caso o River não chegue à final.

A Conmebol estima que cerca de 20 mil brasileiros viajarão a Buenos Aires caso Atlético-MG e Botafogo se enfrentem, mas a venda de ingressos para o público local deve ser baixa, levantando preocupações sobre um estádio vazio.

O Monumental passou por reformas para a Copa do Mundo de 2030 e há uma promessa da Conmebol de sediar uma final da Libertadores ali.

Contudo, contratos já firmados para serviços e logística com base no Monumental complicam uma mudança, e ajustes seriam necessários caso a final fosse transferida para um estádio menor.

Quais saõ as opções de estádios?

A Conmebol vistoriou e aprovou três estádios como possíveis sedes da final da Libertadores na Argentina: 

  • Monumental de Núñez (Buenos Aires)
  • Libertadores de América (Independiente, em Avellaneda, capacidade para 42 mil pessoas)
  • Ciudad de La Plata (La Plata, capacidade para 40 mil).

Embora o Monumental tenha sido anunciado como sede oficial em 4 de outubro, atendendo a um pedido do River Plate, as outras opções menores seriam mais adequadas para uma possível final entre Atlético-MG e Botafogo, cuja projeção é de 30 mil torcedores.

A escolha inicial foi baseada na expectativa de o River ou o Peñarol jogarem, atraindo um público maior, mas com esses cenários agora improváveis, a Conmebol precisa reconsiderar sua decisão.

Newsletter Blog do Torcedor

Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.

Tags

Autor