Maguila teve filho ativista contra gordofobia, homofobia e racismo; conheça

Júnior Ahzura, filho caçula do falecido ex-pugilista, luta contra o preconceito e possui diversos projetos sociais interessantes na internet.

Publicado em 24/10/2024 às 16:02 | Atualizado em 24/10/2024 às 16:43

Filho de Adilson Maguila, um dos maiores boxeadores da história, Júnior Ahzura utiliza as redes sociais para lutar contra a gordofobia, homofobia e racismo.

Com 31 anos, ele se descreve como "artista, educador, pesquisador e comunicador" e emprega as plataformas digitais para compartilhar suas experiências como uma pessoa gorda, homossexual e negra.

Um de seus projetos é o podcast "Gordosfera", onde recebe convidados para discutir suas vivências e abordar o tema da gordofobia.

>> Você sabia? Maguila lutou contra Holyfield em luta histórica 

Em um dos episódios, Ahzura relembra suas primeiras experiências negativas, como ser chamado de "baleia" na escola, e como o preconceito se intensificou após se assumir homossexual.

Além de podcaster, Júnior Ahzura também é artista visual e exibe muitos de seus trabalhos nas redes sociais, sempre enfatizando a luta contra a gordofobia em suas obras.

Fora do ambiente digital, ele integra o coletivo Adisposa Facção e ministra aulas no Instituto Moreira Salles, em São Paulo.

>> Conheça encefalopatia traumática crônica, doença de Maguila

Júnior é o filho mais novo de Maguila, resultado de sua união com Irani Pinheiro, e o ex-lutador tem mais dois filhos de um relacionamento anterior com Fátima.

MAGUILA, MULTICAMPEÃO DO BOXE BRASILEIRO, MORRE AOS 66 ANOS

Causa do falecimento de Maguila

O ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24 de outubro, aos 66 anos.

O ex-pugilista brasileiro estava internado desde 2017 na luta contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável causada por diversas lesões na cabeça resultante dos golpes levados pelo ex-atleta.

Nota oficial da Confederação Brasileira de Boxe

"É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história.

Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava.

Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF).

Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte.

A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!"

Confederação Brasileira de Boxe

Newsletter Blog do Torcedor

Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.

Tags

Autor