UOL - O melhor conteúdo

Bola de Ouro: Confira 3 vencedores que causaram polêmica

Confirmação da vitória do volante Rodri inicia mais um capítulo polêmico da história do prêmio entregue pela revista France Football.

Publicado em 28/10/2024 às 12:54

A lista de Bola de Ouro de 2024 foi vazada e a vitória de Rodri, do Manchester City, causou revolta em todos os brasileiros devido ao favoritismo de Vinícius Júnior.

A premiação, entregue pela revista ''France Football'', é cercada de polêmicas em edições anteriores. Diversos nomes do futebol, como Cristiano Ronaldo, passaram a boicotar o prêmio.

''Não vejo mais a entrega do The Best ou Bola de Ouro, esses prêmios já perderam a credibilidade. Eu sinceramente já não acredito mais nessas premiações'', afirmou o craque português.

Confira vencedores polêmicos da Bola de Ouro

Lionel Messi (2023)

A última edição da Bola de Ouro rendeu mais um prêmio à Messi, maior vencedor da história. No entanto, a decisão causou polêmica no mundo do esporte.

O argentino, que não compareceu à cerimônia, já defendia a camisa do Inter Miami, da MLS, e não venceu campeonatos de alto escalão durante o ano. A Copa do Mundo de 2022 não valia para a premiação.

Messi ficou acima de Haaland, campeão da Liga dos Campeões pelo Manchester City, além de Mbappé, seu colega de PSG.

Luka Modric (2018)

Considerada um grande marco, já que encerrou a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo no topo do pódio, a vitória de Modric foi justificada pela campanha surpreendente da Croácia na Copa do Mundo da Rússia.

O país foi vice-campeão mundial e o meia do Real Madrid, que também havia vencido a Liga dos Campeões àquela altura, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Críticos da escolha apontam que Modric não deveria ter sido escolhido, já que seu desempenho na Copa foi inferior ao de outros companheiros de seleção.

Para muitos, Cristiano Ronaldo, que havia marcado 15 gols na Liga dos Campeões de 2017-18, era o vencedor ideal. O português ficou em segundo lugar.

Fabio Cannavaro (2006)

Último defensor a ter vencido a Bola de Ouro, o italiano havia sido campeão da Copa do Mundo de 2006, onde utilizou a faixa de capitão.

A premiação causa polêmica, já que Cannavaro ficou acima de importantes nomes do futebol mundial à época, como Zidane e Ronaldinho Gaúcho.

Completaram o pódio Thierry Henry, vice-campeão da Liga dos Campeões pelo Arsenal, além de Buffon, colega do zagueiro no título da Copa do Mundo.

Os dois também haviam vencido o Campeonato Italiano pela Juventus. No entanto, o título foi retirado após a comprovação de um escândalo de manipulação de resultados.

Tags

Autor