Por que Neymar não foi convocado? Entenda ausência na Seleção Brasileira mesmo estando recuperado da lesão no joelho
Recuperado de lesão, craque só atuou por 27 minutos desde seu retorno aos gramados e não está na lista divulgada por Dorival Júnior
Dorival Júnior realizou nesta sexta-feira (1), a convocação da Seleção Brasileira para os jogos da Data Fifa de novembro, contra Venezuela, no dia 14, em Caracas, e contra o Uruguai, no dia 19, em Salvador, válidos pela 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Dentre os 23 nomes chamados pelo treinador, não está o de Neymar, que embora recuperado da grave lesão sofrida no joelho que o afastou dos gramados por quase um ano, só voltará a jogar pela Seleção em 2025.
A comissão técnica da Seleção Brasileira entrou em consenso com o próprio Neymar e seu staff e entenderam que a melhor escolha era a sua não convocação para esta Data Fifa.
Não inscrito no Campeonato Saudita, o camisa 10 só pode atuar em partidas de competições mata-mata e não tem a possibilidade, portanto, de atuar com maior regularidade pelo Al Hilal antes de 2025, quando serão abertas novas inscrições e o clube poderá inscrevê-lo no campeonato local.
Desde seu retorno, Neymar entrou em campo em apenas uma oportunidade, por somente 27 minutos e só teria mais duas partidas para disputar até a próxima Data Fifa.
O entendimento é que o jogador não está no ritmo e condição física ideais para ser convocado para a Seleção Brasileira e, além disso, o time saudita vem sendo muito cauteloso no retorno de Neymar, maior contratação da história do Al Hilal e que disputou apenas 6 jogos pelo clube em mais de um ano.
Ver Neymar retornar à Seleção, onde sofreu a lesão que o tirou dos gramados no último ano, de forma precoce e sofrer o risco de vê-lo sofrer uma nova lesão ou de retardar o seu processo de recuperação está, definitivamente fora dos planos do time saudita.
Passada esta Data Fifa de novembro, a Seleção Brasileira voltará a campo somente em março de 2025, quando enfrentará a Colômbia, no Brasil (sem estádio definido), e Argentina, em Buenos Aires.