Rebaixamento Série A atualizado (5/11): Quais times com mais chances de cair?
Quatro clubes não conseguirão escapar da zona de rebaixamento para a segunda divisão na próxima temporada; gigantes brasileiros estão com risco
A Série A do Campeonato Brasileiro está em suas partidas finais e, com isso, as chances de se livrar do rebaixamento vão diminuindo drasticamente, para o desespero dos times que estão dentro ou perto do Z-4.
Com isso, todos os times desejam evitar a queda para a Série B, principalmente equipes que até os últimos anos vinham de momentos totalmente opostos.
Como é de costume, quatro equipes não conseguirão se salvar na tabela e precisarão disputar a Série B em 2025. Pode até ter um gigante do futebol nacional entre os times. Isso porque Fluminense, Corinthians e Athletico-PR correm sérios riscos de caírem, para a tristeza dos torcedores.
Com base nestas informações, o Departamento de matemática da UFMG, utiliza a matemática para explicar melhor qual a probabilidade de queda de cada equipe. Confira abaixo;
Probabilidade de rebaixamento
- Atlético-GO - 99,95%
- Cuiabá - 98,2%
- Juventude - 63,1%
- Bragantino - 44,1%
- Athletico-PR - 42%
- Corinthians - 6,9%
- Fluminense - 16%
- Criciúma - 15,5%
- Vitória - 9,9%
- Grêmio - 3,9%
**Os demais possuem chances inferiores a 1% neste momento.
Pontuação para escapar da queda
Essas chances, lógico, podem mudar a depender dos resultados das próximas rodadas. O foco, contudo, é chegar no número mágico de 45 pontos, que dá apenas 0,62% de risco de queda.
Confira abaixo o risco para cada pontuação, segundo a UFMG:
- 45 pontos - 1,1%
- 44 pontos - 7,1%
- 43 pontos - 24,7%
- 42 pontos - 52,8%
- 41 pontos - 79,8%
Abaixo de 40 pontos, as chances passam de 90%.
Classificação do Brasileirão
Tomando a classificação do Brasileirão (que está abaixo) e a meta de pontos, é possível analisar o que os principais times precisam para escapar.
O Corinthians, por exemplo, ainda precisaria de 7 pontos, ou seja, duas vitórias e um empate em 6 jogos. Já o Fluminense vive um cenário parecido. Com 37 pontos, precisaria de 8 pontos, ou dias vitórias e dois empates.
Já o Atlético-GO só se salva com um milagre. Com 22 pontos, precisaria vencer tudo e ainda assim torcer por uma combinação de resultados.