Pernambuco lidera desempenho nos esportes universitários brasileiros de 2024
A federação pernambucana recebeu um troféu dado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) pelo desempenho nos JUBs deste ano
A Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (Fape) conquistou o Troféu Eficiência Felipe Luna da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em 2024.
O troféu consagra a federação com o melhor desempenho nas competições universitárias nacionais desta temporada.
Com 2.397 pontos, Pernambuco liderou o ranking, superando estados como São Paulo (2.223 pontos), Ceará (2.135 pontos) e Santa Catarina (1.539 pontos), e celebrou um ano de conquistas que reforçam o crescimento do desporto universitário no estado.
Esta é a segunda vez que a Fape recebe o Troféu Eficiência, repetindo o feito alcançado em 2014.
"Temos trabalhado intensamente para desenvolver o esporte universitário em Pernambuco", comentou o presidente da Fape, José Carlos Pessoa.
Ele destacou o marco histórico de quase dois mil atletas nos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs) deste ano, evento que conta com o apoio da Magnum Tires e incentivos do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, além de um aumento de 13% no número de participantes em relação ao ano anterior.
Os JUPs deste ano mobilizaram cerca de 1.700 atletas de 33 instituições de ensino, incluindo diversas faculdades do interior do estado.
Com inscrições abertas para o JUPs Praia, Futebol e Basquete 3x3, que acontecerão no Centro Esportivo Santos Dumont, a expectativa é superar a marca de dois mil participantes até o fim do ano.
Presente em todas as competições da CBDU, Pernambuco também sediou o JUBs Fut, em abril, com apoio da Prefeitura do Recife.
"O desporto universitário é um ciclo. O universitário atleta disputa os Jogos Universitários de Pernambuco para garantir vaga nos Jogos Universitários Brasileiros", acrescentou José Carlos Pessoa.
"Quem quiser ser campeão brasileiro e aparecer no cenário nacional precisa, necessariamente, ter passado pelo estadual. Desta forma, todo o ciclo sai fortalecido", completou.
Além da liderança da Fape, a Uninassau/PE manteve sua posição de destaque ao conquistar o Troféu Eficiência Professor Luizão, com 1.922 pontos, tornando-se heptacampeã nacional.
Em segundo e terceiro lugares ficaram a Uniateneu/CE, com 1.394 pontos, e a Unip/SP, com 1.314 pontos. Outras instituições pernambucanas também marcaram presença no ranking, como a UFPE (17º lugar, com 373 pontos) e a UPE (38º lugar, com 135 pontos).
Conquistas internacionais
Além do sucesso em âmbito nacional, técnicos e atletas universitários pernambucanos brilharam no cenário internacional.
Regiane Santos levou sua equipe ao título no Mundial Universitário de Beach Soccer Feminino, e Monique Costa conquistou o título no Mundial Universitário de Beach Handebol Feminino, reforçando o impacto global do esporte universitário pernambucano.