Rebaixamento Série A atualizado: Quais times estão com mais chances de cair?
Na reta final do Brasileirão, clubes precisão correr contra o tempo e iniciar uma rápida recuperação se quiserem se livrar do rebaixamento
As rodadas finais da Série A do Campeonato Brasileiro estão de tirar o fôlego. Com importantes disputas na tabela de classificação, os jogos das equipes que tentam se livrar do rebaixamento estão exalando emoção do começo ao fim, principalmente pelo desespero dos times que estão dentro ou próximos do Z-4 da competição.
Buscando pontos para evitar a queda para a Série B em 2025, grandes equipes têm corrido atrás de novas formações para conseguirem se recuperar na tabela. Lembrando que quatro times não conseguirão se salvar, podendo incluir nesta lista importantes nomes do futebol nacional.
- Chances matemáticas do Brasileirão: Veja os cálculos na briga pelo título, vagas na Libertadores e contra o rebaixamento
- Quem vai cair para a Série B? Veja chances de rebaixamento para Série B atualizadas antes da 33ª rodada
- Chances matemáticas do Brasileirão: Veja os cálculos na briga pelo título, vagas na Libertadores e contra o rebaixamento
Donos de histórias vitoriosas nos últimos anos, times como Corinthians, Fluminense, Grêmio, Bragantino e Athletico-PR correm risco de caírem para a segunda divisão, para a tristeza de seus torcedores.
Com base nas informações do Departamento de Matemática da UFMG, que utiliza a matemática para explicar qual a probabilidade real de queda de cada time, confira abaixo os números atualizados.
Probabilidade de rebaixamento
- Atlético-GO - 99,96%
- Cuiabá - 98,1%
- Athletico-PR - 47,3%
- Bragantino - 41,5%
- Juventude - 35,2%
- Criciúma - 32,2%
- Fluminense - 20,6%
- Vitória - 18,3%
- Grêmio - 5,6%
- Atlético-MG - 0,68%
- Corinthians - 0,5%
- Vasco - 0,02%
Classificação da Série A
Mas nem tudo está perdido, já que as chances de se livrar de um possível rebaixamento podem mudar nas próximas rodadas, dependendo dos resultados. As equipes precisam focar apenas em chegar no número da salvação, ou simplesmente, os 45 pontos, que o dará apenas 0,1% de risco de queda.
Confira abaixo o risco para cada pontuação, segundo a UFMG:
- 45 pontos - 0,1%
- 44 pontos - 1,8%
- 43 pontos - 12%%
- 42 pontos - 37,2%
- 41 pontos - 71,5%
- 40 pontos - 93,9%