Com golaço de Plata, Flamengo volta a vencer o Atlético-MG e é pentacampeão da Copa do Brasil!
Com imensa vantagem construída no jogo da volta, rubro-negro segurou ofensiva do Galo e, com golaço de Gonzalo Plata, garantiu o 5° título
Pela quinta vez na história, a Copa do Brasil é rubro-negra!
Após vencer o jogo de ida, na semana passada, no Maracanã por 3 x 1, o Flamengo empatou em 0 x 0 com o Atlético-MG neste domingo (10), na Arena MRV e se sagrou campeão da Copa do Brasil 2024.
Com o resultado, o Flamengo conquista o seu quinto título da competição, garante a vaga direta na fase de grupos da Copa do Brasil, transformando, por ora, o G6 do Brasileirão em G7, e, de quebra, garantindo R$ 70 milhões em premiação.
Resumo do jogo
Com grande vantagem no placar, o rubro-negro carioca teve mais uma grande atuação em Belo Horizonte e não daquelas em que simplesmente "jogou com o regulamento debaixo do braço", mas uma partida onde, embora mais retraído, sempre buscou o gol quando teve a bola.
No primeiro tempo, o Galo até foi melhor em alguns momentos, é verdade, mas não o suficiente para desorganizar o bom time de Filipe Luís, com exceção do lance aos 35 do primeiro tempo, onde Rossi tentou sair jogando com Pulgar, que se atrapalhou e entregou no peito de Paulinho, que dominou e mandou pras redes, mas parando numa defesa no susto, mas essencial.
Com a medida que o jogo avançava, o Atlético se expunha mais. Gabriel Milito, sem Deyverson e Pulgar, tentou mexer na estrutura da equipe, saindo do esquema com três zagueiros, e tentando chegar com ainda mais perigo ao gol de Rossi.
Mas, embora conseguisse aumentar o seu volume de jogo, também corria mais riscos, sendo do Flamengo as melhores chances de marcar na segunda etapa.
Mas, os lances que definiriam o resultado da partida aconteceram em sequência, aos 34 e 35 minutos. O Atlético-MG chegou com perigo através de um cruzamento, a bola ficou viva na área e Alan Kardec, autor do gol atleticano no jogo de ida, furou sem goleiro.
Se o lance já era o suficiente para dar a impressão de que a taça da Copa do Brasil ficaria com o Flamengo, o lance seguinte eliminou qualquer dúvida restante.
Após contra-ataque preciso, o equatoriano Gonzalo Plata saiu frente a frente com Everson e, com imensa categoria, tocou de cavadinha, por cobertura, sem chances para o goleiro atleticano, garantindo o 4 x 1 no placar agregado e, consequentemente, o título da Copa do Brasil de 2024.
Após o gol, houve uma confusão entre os jogadores em campo e muitos copos e objetos, incluindo bombas, arremessados pela torcida atleticana, ao campo, paralisando a partida por 9 minutos, tempo dado de acréscimos por Raphael Klaus.
Escalações
- Atlético-MG: Everson; Lyanco (Saravia), Battaglia e Junior Alonso; Gustarvo Scarpa (Alisson), Otávio (Alan Kardec), Alan Franco, Zaracho (Bernard) e Guilherme Arana (Rubens); Hulk e Paulinho - Gabriel Milito
- Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (David Luiz) e Alex Sandro; Pulgar e Evertton Araújo, Gerson, Michael (Plata) e Arrascaeta (Fabrício Bruno); Gabigol (Bruno Henrique) - Filipe Luís
Arbitragem
-
Árbitro: Raphael Claus (SP)
-
Assistente 1: Neuza Ines Back (SP)
-
Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
-
Quarto Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
-
VAR: Daiane Muniz (SP)
Cartões:
- Amarelos: Lyanco e Igor Rabello (Atlético-MG); Pulgar e Evertton Araújo (Flamengo)
- Vermelhos: Saravia (Flamengo)