Briga pelo acesso na Série B: Confira as equipes com mais chances de subir
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro está bastante disputada em sua reta final, e ainda não há definição sobre os acessos e os rebaixamentos.
Restam apenas duas rodadas para o fim da Série B 2024 e três times já estão praticamente garantidas na Série A da próxima temporada.
Com mais de 95% de aproveitamento, o trio paulista Santos, Novorizontino e Mirassol está muito próximo de comemorar o acesso.
Sendo assim, resta apenas uma vaga em aberto no G4 e, por ela, brigam Sport, que até duas rodadas atrás era o favorito ao título, além de Ceará e Goiás, que vivem excelente fase recente e passam a incomodar o rubro-negro pernambucano.
Operário, Vila Nova, América-MG e Coritiba ainda aparecem com chances matemáticas de acesso, mas todas muito baixas, abaixo da casa do 1%.
Chances matemáticas
Segundo o site Chance de Gol, as chances de acesso são as seguintes:
- Santos - 99,97%
- Novorizontino - 96,6%
- Mirassol - 94,1%
- Sport - 67,2%
- Ceará - 30,4%
- Goiás - 6,5%
- Vila Nova - 3,1%
- Operário - 2,0%
- América-MG - 0,048%
*Os demais times não chegam a 1%
Quantas vitórias cada time precisa para subir para a Série A?
Considerando 65 pontos, que tem entre 70% e 90% de chances de garantir o acesso segundo o levantamento do Chance de Gol, como pontuação meta, são essas as pontuações que os times na briga do acesso precisam nas últimas 6 rodadas:
- Santos - Já tem 65 pontos, restando apenas a confirmação matemática
- Novorizontino - 2 pontos / 2 empates
- Mirassol - 2 pontos / 2 empates
- Sport - 5 pontos / 2 vitórias (chegaria aos 66 pontos)
- Ceará - 8 pontos / 3 vitórias (chegaria aos 66 pontos)
- Goiás - Chega no máximo aos 63 pontos se tiver 100% de aproveitamento
Reta final do Sport na Série B
A possível eliminação do Sport na briga pelo acesso à Primeira Divisão pode se dar a partir de uma possível vitória do Ceará diante do Botafogo-SP nesta terça-feira.
Caso o Vozão vença, empata em pontos com o Leão (60), mas fica com uma vitória a mais (18 x 17), primeiro critério de desempate.
Ou seja, o destino do Sport poderá ser decidido já na 37ª rodada, quando encara a Ponte Preta fora de casa. Caso saia derrotado e o Ceará volte a vencer, o Vozão abre três pontos e, mesmo se perder na última rodada, não será alcançado pelo Leão.
A outra esperança do Sport também estaria nos tropeços do Novorizontino e Mirassol, que também vacilaram na 36ª rodada. Ambos somam 63 pontos, mas jogariam apenas pelo empate para despistar o Rubro-Negro.
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.