Chance de rebaixamento Série A: Fluminense precisa de quê para escapar da queda
A equipe carioca, ao longo da temporada 2024, enfrentou diversas dificuldades e não chega à reta final da competição em sua melhor fase.
A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro poderia ter sido pior para o Fluminense.
Após a derrota para o Internacional na última sexta-feira, o time estava perto de cair para a zona de rebaixamento, mas conseguiu se manter fora dos quatro últimos.
No entanto, suas chances de rebaixamento aumentaram para 20,50%.
Segundo a ferramenta Bola de Cristal, que calcula as probabilidades de rebaixamento, título ou vaga na Libertadores, fornecida pelo Departamento de Matemática da UFMG, o Fluminense, em 14º lugar com 37 pontos, chegou a ter 21,20% de risco após a derrota para o Inter.
Porém, com os resultados da rodada – vitória do Juventude, empate do Red Bull Bragantino e derrotas de Criciúma e Athletico-PR – a probabilidade de queda foi reduzida para 20,50%.
Antes da rodada, o Fluminense tinha 15,60% de chances de ser rebaixado.
Número mágico
Até o final do Brasileirão, o Fluminense terá mais três jogos em casa.
Desde a chegada de Mano Menezes, o time perdeu apenas uma partida no Maracanã e terá dois confrontos seguidos como mandante: contra o Fortaleza, no dia 22, e o Criciúma, no dia 26.
Caso vença as duas partidas, o Fluminense somaria 43 pontos, restando três rodadas para o fim da competição. Segundo a UFMG, com 43 pontos, a chance de rebaixamento é de 12%.
Ainda conforme os dados da UFMG, 44 pontos reduzem as chances de rebaixamento para 1,8%, enquanto 45 pontos, considerado o "número mágico" para escapar da queda, trazem uma probabilidade de apenas 0,1%.
Após os jogos no Maracanã, o Fluminense enfrentará o Athletico-PR, no dia 1º de dezembro, em um duelo direto contra o rebaixamento, e, na 37ª rodada, recebe o Cuiabá, também em casa, em partida crucial para definir sua permanência na Série A, antes de encerrar o campeonato contra o Palmeiras no Allianz Parque.
Chance matemáticas de rebaixamento
Por time
- Atlético-GO - 99,96%
- Cuiabá - 98,2%
- Athletico-PR - 47,3%
- Red Bull Bragantino - 41,5%
- Juventude - 35,2%
- Criciúma - 32,2%
- Fluminense - 20,5%
- Vitória - 18,3%
- Grêmio - 5,6%
- Corinthians - 0,50%
- Vasco - 0,029%
*Os demais times não chegam a 1%
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.