Sport detalha anteprojeto da nova Ilha: 35 mil lugares, empresarial e mais; veja

Conheça mais detalhes do projeto de reforma da Ilha do Retiro pelo retrofit; Proposta é que o estádio tenha 35 mil de capacidade para torcida

Publicado em 13/11/2024 às 16:03 | Atualizado em 13/11/2024 às 20:44
Google News

O Sport recebeunesta quarta-feira (13), uma audiência pública da Prefeitura do Recife para apresentar  ais detalhes do anteprojeto da reforma do retrofit da Ilha do Retiro.

Essa etapa, que não tem caráter decisório, é importante para tornar pública a proposta do clube para a comunidade do entorno ao estádio, como o polo médico e os residenciais próximos.

Conforme informações já vazadas nas redes sociais, o retrofit da Ilha do Retiro nada mais é do que uma reforma mais ampla do estádio, prevendo não só a requalificação do equipamento, mas a ampliação dele, para 35 mil torcedores. Hoje, a Ilha está liberada para receber 26.345 rubro-negros.

Para chegar nesse número, a reforma irá ampliar a curva que no lado direito da Arquibancada Frontal e os camarotes. Lembrando que toda a Ilha do Retiro terá cadeiras pelo projeto. O estádio todo também será coberto.

Reprodução
Imagem do novo projeto da Ilha do Retiro - Reprodução

Empresarial, estacionamento e ginásio para 4 mil lugares

Além da ampliação do estádio, o projeto também prevê um ginásio para 4 mil lugares sentados ou 7 mil em pé, a depender do esporte que estiver sendo praticado.

Ainda haverá um estacionamento com 1.248 vagas.

Dentro desse plano, há a ideia de aproveitar uma parte do terreno para a construção de um empresarial, com 35 pavimentos. Esse empreendimento tem como objetivo ser um marco de reconhecimento da região após a reforma.

Preservação da sede e área social

Uma preocupação dos torcedores rubro-negros é sobre o futuro da área social do clube. No que diz respeito à sede, ela será preservada pela questão do tombamento da edificação.

Além disso, na área social, há a previsão de quadras e um piscina olímpica para os sócios do clube.

Mobilidade e andamento do projeto

O Sport também apresentou mudanças que estão previstas na área de mobilidade da região, permitindo melhor fluxo de deslocamento não só para o estádio, mas no entorno dele. Há até a previsão de ciclofaixa na Abdias de Carvalho

O projeto já foi encaminhado para a Prefeitura do Recife e já está em processo de análise do impacto. Não há, contudo, previsão de início da obra, até porque depende da liberação da prefeitura, e de custos oficiais.

Reprodução
Imagem do novo projeto da Ilha do Retiro - Reprodução

Outros detalhes

No projeto, há questões envolvendo a mitigação da obra, como a criação de uma estação de tratamento e de recolhimento de água da chuva.

Reforma da Ilha do Retiro

O Sport entregou neste ano uma requalificação da Ilha do Retiro, com nova iluminação e gramado. A obra durou quase 9 meses.

Tags

Autor