Rebaixamento Série A atualizado: Quais as três equipes com mais chances de cair para a Série B?
Com a confirmação da queda do Atlético-GO, as equipes restantes precisam lutar contra o tempo para não ser um dos 'acompanhantes' na segunda divisão
Faltam poucas rodadas para o fim da Série A do Campeonato Brasileiro e, com isso, estão ficando cada vez mais acirradas as disputas que têm embalado a competição do começo ao fim.
As emoções têm tomado conta com as modificações na tabela jogo após jogo, principalmente na disputa para se livrar do rebaixamento.
Dentro ou perto do Z-4, várias equipes têm feito grandes mudanças em campo e nas formações para buscarem uma alternativa de recuperação. Contudo, outros três times irão acompanhar o Atlético Goianiense na disputa da Série B em 2025. O Dragão já caiu.
Dentre equipes que tentam conquistar a salvação no Brasileirão, estão alguns gigantes nacionais, que tentam aumentar seus esforços neste final de competição para evitarem a zona de degola.
Donos de campanhas invejáveis nos últimos anos, times como Fluminense, Grêmio, Red Bull Bragantino, Athlético-PR e até o Atlético-MG correm riscos de queda em 2024.
De acordo com as informações atualizadas do Departamento de Matemática da UFMG, que utiliza os cálculos matemáticos para explicar as probabilidades reais de queda de cada time, é possível conferir quem tem mais chances de cair. Confira abaixo todos os números.
Probabilidade de rebaixamento
-
Atlético-GO - 100%
-
Cuiabá - 99,9%
-
Criciúma - 60,1%
-
Bragantino - 49,9%
-
Juventude - 46,6%
-
Fluminense - 26,2%
-
Athletico-PR - 9,8%
-
Grêmio - 5,7%
-
Vitória - 1,5%
-
Atlético-MG - 0,12%
-
Vasco - 0,70%
-
Corinthians - 0,09%
*As demais equipes que não foram citadas nesta matéria possuem a probabilidade 0,0% de queda, ou seja, sem nenhuma chance de cair para a Série B 2025.
Mas hora de cruzar os dedos, pois nem tudo está perdido, já que as chances de se livrar de um possível rebaixamento podem mudar rapidamente nas próximas rodadas, dependendo dos resultados, claro. As equipes precisam focar apenas em chegar no número da salvação, ou simplesmente, os básicos 45 pontos, que o dará apenas 0,1% de risco de queda.
Confira abaixo o risco para cada pontuação, segundo as informações do UFMG:
- 45 pontos - 0,2%
- 44 pontos - 2,6%
- 43 pontos - 16,5%%
- 42 pontos - 46,3%
- 41 pontos - 79,9%
- 40 pontos - 97,6%