Copa do Nordeste 2025: Perguntas e respostas sobre a fase eliminatória
Confira tudo o que a CBF disse sobre a fase eliminatória da Copa do Nordeste 2025; Competição começa em janeiro e terá Santa Cruz e Retrô
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela e formato da fase eliminatória da Copa do Nordeste 2025. Seguindo o modelo deste ano, a etapa do regional tem como foco definir os 4 times restantes que irão se jogar a fase de grupos.
De Pernambuco, a fase eliminatória conta com o Santa Cruz e o Retrô, que irão enfrentar Treze-PB e Moto Club, respectivamente. As partidas ocorrem nos dias 4 e 5 de janeiro (primeira fase) e 8 de janeiro (segunda).
E para deixar o torcedor já no clima da Copa do Nordeste, explicamos abaixo o que é a fase eliminatória e como ela funciona. Só conferir as perguntas e respostas.
1. Para que serve a Eliminatória da Copa do Nordeste 2025?
A Eliminatória da Copa do Nordeste 2025 é uma competição preliminar que define os últimos 4 clubes classificados para a Copa do Nordeste 2025. Disputada em duas fases, a Eliminatória conta com 16 clubes participantes.
2. Quais clubes participam da Eliminatória da Copa do Nordeste 2025?
Os 16 clubes participantes são definidos por dois critérios:
- Critério 1: Os 9 melhores clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2024 de cada um dos 9 estados da Região Nordeste, excluindo aqueles já classificados para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2025.
- Critério 2: O melhor colocado no Campeonato Estadual de 2024 das 7 Federações da Região Nordeste melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) 2024, excluindo aqueles já classificados para a fase de grupos Copa do Nordeste 2025 e pelo critério 1.
3. Como funciona o sistema de disputa da Eliminatória?
A competição é disputada em duas fases:
- 1ª Fase: 16 clubes divididos em 8 grupos de 2 clubes cada, com jogos únicos. O mando de campo é do clube melhor posicionado no RNC/2024.
- 2ª Fase: Os 8 vencedores da 1ª Fase se enfrentam em 4 grupos de 2 clubes cada, também em jogos únicos. O mando de campo é do clube melhor posicionado no RNC/2024.
4. Como são definidos os confrontos em cada fase?
Os confrontos são definidos com base no RNC/2024 (Ranking Adaptado). Na 1ª Fase, o clube melhor ranqueado enfrenta o 16º, o 2º enfrenta o 15º, e assim por diante. O mesmo critério é usado na 2ª Fase para definir os confrontos entre os 8 classificados da 1ª Fase.
5. Qual é o critério de desempate na Eliminatória?
Em caso de empate em pontos ganhos ao final de um confronto, a decisão do vencedor se dará por meio de cobranças de pênaltis.
6. Quais são os requisitos para os estádios que sediarão os jogos?
Os jogos da Eliminatória só podem ser realizados em estádios com capacidade mínima para 5 mil espectadores sentados, gramado em condições adequadas, iluminação para jogos noturnos e estrutura para transmissões.
7. Como é a divisão da renda das partidas?
A renda líquida das partidas é dividida da seguinte forma:
- 60% para o clube mandante;
- 40% para o clube visitante;
- 8% para a Federação do clube mandante.
8. Haverá VAR na Eliminatória da Copa do Nordeste 2025?
Sim, a CBF poderá utilizar a tecnologia do VAR nas partidas da Eliminatória, desde que o estádio possua a estrutura necessária. A utilização do VAR poderá ser em todas ou em algumas partidas, a critério da CBF.
9. Quais os jogos da fase eliminatória da Copa do Nordeste?
- CSA x Barcelona de Ilhéus;
- ABC x Maracanã;
- Ferroviário x Santa Cruz-RN;
- Botafogo-PB x Maranhão;
- Santa Cruz x Treze;
- Juazeirense x Fluminense-PI;
- Retrô x Moto Club;
- Sergipe x ASA.
Copa do Nordeste é na TV Jornal
Lembrando que a fase de grupos da Copa do Nordeste é transmitida pela TV Jornal, com exclusividade na TV aberta em Pernambuco. Esse será o nono ano seguido de cobertura da Copa dos Clássicos.
Além da integração em Pernambuco, a Copa do Nordeste mostra a força da integração regional entre as afiliadas do SBT na região Nordeste. Juntas, todas elas proporcionam fortes emoções para o torcedor.
- TV Jornal e TV Jornal Interior, para Pernambuco;
- TV Tambaú e TV Borborema, para a Paraíba;
- TV Aratu, para a Bahia;
- TV Jangadeiro, para o Ceará;
- TV Ponta Negra, para o Rio Grande do Norte;
- TV Cidade Verde, para o Piauí;
- TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz, para o Maranhão;
- TV Ponta Verde, para Alagoas.