Senna na Netflix: Confira 5 fatos sobre o piloto brasileiro retratados na série
Série que conta a história do tricampeão da Fórmula 1 estreia nesta sexta-feira (29). Relembre momentos importantes da carreira do ídolo das pistas.

A série produzida pela Netflix, que retrata a história de Ayrton Senna, terá sua estreia nesta sexta-feira (29).
A obra possui enfoque na história de vida do tricampeão da Fórmula 1 e retrata fatos poucos lembrados da vida de um dos maiores pilotos de todos os tempos, além dos grandes destaques de sua vida.
Na produção, Ayrton Senna será interpretado por Gabriel Leone. Outros famosos brasileiros, como Xuxa e Galvão Bueno, também são lembrados.
Confira 5 fatos sobre Ayrton Senna retratados na série da Netflix
Título perdido por mudança na regra
Famoso por se posicionar sempre, seja ao questionar regras ou denunciar o favorecimento aos pilotos europeus, Senna não era querido pelos dirigentes.
No primeiro episódio da série Senna na Netflix, Senna sofre uma de suas primeiras decepções na carreira ao perder o Campeonato Mundial de Kart para o holandês Peter Koene.
Os pilotos estavam empatados em pontos, portanto Senna acreditava que venceria o campeonato caso vencesse a bateria final.
Senna sagrou-se vencedor da etapa, realizada no Autódromo de Estoril, em Portugal. Mas foi surpreendido com uma decisão da FIA, que determinou o título de Koene devido à colocação nas semifinais.
Quase aposentadoria
Apesar do apoio inicial de sua família, Ayrton Senna foi surpreendido, negativamente, por seus pais. Após vencer o título da Formula Ford 1600, em 1981, o piloto atraiu o interesse de várias equipes.
No entanto, sob pressão de seus pais, Senna encerrou sua carreira para cuidar dos negócios da família. O piloto mudou de ideia pouco tempo depois.
Corrida em Mônaco com a Toleman
Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, no ano de 1984, Senna disputava a competição pela Toleman. No GP de Mônaco, Senna arrancou sob forte chuva e saiu da 13ª posição para a liderança.
Sua vitória, contudo, não foi registrada, já que a prova havia sido interrompida uma volta antes. Alain Prost, seu rival no futuro, foi decretado vencedor.
Desclassificação polêmica
Em 1989, Ayrton Senna precisava de uma vitória no GP de Suzuka, no Japão, para seguir na disputa pelo título da competição, em disputa contra Alain Prost.
No entanto, ao tentar ultrapassar o rival, os dois carros se chocaram. Enquanto o francês imaginou que tivesse vencido o título, Senna teve o carro empurrado pelos ajudantes de pista e voltou à prova.
Em seguida, o brasileiro ultrapassou o líder Alessandro Nanini e venceu a corrida. Porém, o título não foi dado a Senna, já que ele cortou a chicane após o choque.
Vitória com uma marcha em Interlagos
Uma das vitórias mais lembradas de Senna na Fórmula 1 foi conquistada em Interlagos, no ano de 1991. À época, o piloto nunca havia vencido uma corrida em seu país natal.
Para complicar ainda mais, as marchas de seu carro quebraram e ele precisou guiar o carro com bastante dificuldade.
Senna conseguiu vencer a corrida e demonstrou sua garra diante do público brasileiro. Com espasmos musculares devido à dificuldade de controlar o carro, o piloto quase não conseguiu levantar o troféu.