Eleições do Sport têm 3 chapas inscritas e um pedido de impugação; Confira
Confira quem são os candidatos a presidente do Sport e quando acontece o pleito rubro-negro que escolherá o mandatário do próximo biênio
A eleição para presidente do Sport no próximo biênio - 2025/2026 terá três chapas concorrendo. Nesta sexta-feira (29), encerrou-se o prazo para inscrições dos candidatos ao pleito, que ocorrerá no dia 16 de dezembro, na Ilha do Retiro.
O presidente Yuri Romão será candidato à reeleição na chapa "É daqui pra cima". Ele terá Raphael Campos como candidato à vice.
Além dele, estão inscritas as chapas Leões Pela Mudança - Rafael Arruda candidato a presidente e Matheus Souto Maior como candidato a vice -; e Sport para todos - Carlos Antônio Filho como candidato a presidente e Marcos Cabral como candidato a vice.
Pedido de impugnação
As chapas nem foram oficialmente homologadas pela comissão eleitoral e já existe um pedido de impugnação. A chapa Leões pela Mudança entrou com pedido contra a chapa do presidente Yuri Romão, alegando que ele não pode ser candidato.
A argumentação é que Yuri não poderia ser candidato uma vez que assumiu o executivo em 2021, quando Leonardo Lopes renunciou, e se reelegeu em 2022, quando já ocupava o cargo de presidente. O entendimento é que a candidatura de agora seria uma segunda reeleição, o que é proibido pelo Estatuto do Clube.
O fato gerou descontentamento inclusive no próprio grupo da situação, com o descontentamento dos ex-presidentes Gustavo Dubeux e João Humberto Martorelli.
"Mas o que acontece é que houve uma má condução por parte dele. Houve uma reunião com todo o grupo político dele e outras pessoas, ficando pactuado uma situação de uma uma chapa. E o candidato naquela ocasião era o Zé Roberto, com Rafael Navice, Admar Rigueira como presidente do conselho e Kaulla como vice", afirmou Dubeux, em entrevista ao repórter Igor Moura.
"Acontece que nesta semana houve uma mudança, ele inclusive tinha ressaltado que não podia porque já tinha colaborado três anos, tinha se prejudicado financeiramente e agora ele tinha que voltar às suas atividades. Ele mudou de ideia. Sem dar satisfação a essas pessoas que que lá estavam, né? Eu acho que deveria ter uma reunião, mas isso aí foi o retrato da má condução", complementou.
Eleições do Sport
As eleições do Sport ocorrem no dia 16 de dezembro, com votos dos sócios maiores de 18 anos, adimplentes e que sejam sócios a pelo menos um ano do clube.
Confira as chapas inscritas na eleição do Sport
É daqui pra cima
- Presidente: Yuri Romão
- Vice-presidente: Raphael Campos
Leões pela mudanças
- Presidente: Rafael Arruda
- Vice-presidente: Matheus Souto Maior
Sport para todos
- Presidente: Carlos Antônio Filho
- Vice-presidente: Marcos Cabral