Rebaixamento Série A atualizado: Quais as duas equipes com mais chances de cair para a Série B?
Com as confirmações das quedas do Atlético-GO e Cuiabá para a segundona em 2025, chances de salvação para algumas equipes vão diminuindo na reta final
A reta final da Série A do Brasileirão está pegando fogo, para o delírio dos torcedores que acompanham a cada rodada as constantes mudanças de posições na classificação, acirrando cada vez mais as disputas que embalam a temporada.
A briga pelo título segue fervendo, mas as emoções estão mesmo na disputa para se livrar do rebaixamento, onde as equipes seguem buscando maneiras de evitarem a queda.
Perto ou dentro da zona de risco, os times têm feitos constantes mudanças em campo e nos bastidores para se recuperarem a tempo na competição. Contudo, outros dois clubes farão companhia para o Atlético Goianiense e Cuiabá nesta descida para a Série B em 2025. O Dragão e o Dourado já caíram.
Os times que possuem riscos iminentes de queda são alguns gigantes brasileiros, que tentam conquistar a salvação da zona de degola nas últimas rodadas. Times com histórias campeãs como Fluminense, Grêmio, Red Bull Bragantino, Athletico-PR e até o Vasco seguem correndo risco de caírem ao fim da 38ª rodada.
Segundo as informações atualizadas do Departamento de Matemática da UFMG, que utiliza cálculos matemáticos para explicar quais as probabilidades reais de queda de cada equipe, é possível ficar por dentro de quem tem mais chances de cair. Confira abaixo todos os números.
Probabilidade de rebaixamento
- Atlético-GO - 100%
- Cuiabá - 100%
- Criciúma - 85,8
- Bragantino - 80,8%
- Fluminense - 28,3%
- Athletico-PR - 2,0%
- Juventude - 3%
- Atlético-MG - 0,11%
**As demais equipes que não foram citadas nesta matéria possuem a probabilidade 0,0% de rebaixamento, ou seja, sem nenhuma chance de cair para a Série B 2025.
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.
Mas calma, respira que nem tudo está perdido nas últimas rodadas, principalmente pelo fato das chances de se livrar de um possível rebaixamento mudar rapidamente, caso os resultados sejam positivos para sua equipe, claro. As equipes precisam focar apenas em chegar no número da salvação, ou simplesmente, os básicos 45 pontos, que o dará apenas 0,01% de risco de queda.
Confira abaixo o risco para cada pontuação, segundo as informações do UFMG:
- 45 pontos - 0,019%
- 44 pontos - 1,4%
- 43 pontos - 13,1%
- 42 pontos - 46,1%
- 41 pontos - 85,7%
- 40 pontos - 97,1%