Após recorde de times na Série A, times do Nordeste podem quebrar outra marca histórica
Sport e Ceará subiram para a Série A do Campeonato Brasileiro 2025 se juntando aos outros três times que já estão garantidos na elite
O acesso de Sport e do Ceará para a Série A do ano que vem já dava o caminho do que foi confirmado neste fim de semana. Com a permanência do Vitória confirmada na elite nacional, o Nordeste vai ter o recorde de times no Brasileirão do ano que vem.
Ao todo, serão cinco times: Além de Sport, Ceará e Vitória, há ainda Bahia e Fortaleza. Esses dois podem quebrar outro recorde: o de garantir dois times da região na Libertadores. O Tricolor do Pici já garantiu sua vaga - é o quinto com 65 pontos -, faltando o Bahia, que está em sétimo, com 50 pontos. Neste ano, irão oito times para a maior competição da América do Sul.
Matematicamente, o Vitória também tem chances de Libertadores, mas está a cinco pontos do Corinthians, que fecha o grupo de classificados. Como faltam seis pontos a disputar, é improvável que consiga essa vaga. Ainda assim, o Leão da Barra deve ir para a Sul-Americana do ano que vem.
O máximo que o Nordeste teve de representantes na Série A foi quatro, em 2018, 2019, 2020 e 2021.
Sport e Ceará sobem com emoção
Sport e Ceará subiram com muita emoção na última rodada da Série B. O Leão começou a última rodada fora, mas venceu o Santos por 2x1 e conseguiu o acesso graças a combinação de resultados, principalmente a derrota do Novorizontino para o Goiás, fora de casa.
Já o Ceará sofreu ainda mais. Empatou com o lanterna Guarani e empatou em pontos com o Novorizontino. Mas levou a melhor no critério de vitórias, tendo uma a mais que os paulistas.