Santa Cruz: Novo bilionário? Grupo do Newcastle negocia com SAF Coral, diz jornalista

O ex-zagueiro Ricardo Rocha estaria envolvido nas tratativas. Grupo do Newcastle também tem interesse em seguir o ramo de "multiclube"

Publicado em 03/12/2024 às 7:55 | Atualizado em 04/12/2024 às 12:00
Google News

O Santa Cruz segue no dilema da formalização da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube para 2025. Apesar da pressão da torcida, a diretoria segue cautelosa para escolher o modelo e investidores ideiais.

Mas, segundo informação antecipada pelo programa Léo Medrado & Traíras, a diretoria tem negociado com o grupo que comanda o Newcastle, da Inglaterra.

>> Mais SAF: 

Rival do Newcastle? Ídolo coral revela outro interessado em SAF do Santa Cruz

Qual valor da SAF do Santa Cruz? Resposta para essa questão ganha prazo

A notícia, anunciada por Léo Medrado, também foi acenada positivamente por Ricardo Rocha Filho, filho do zagueiro tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira.

Segundo ele, o próprio ex-atleta Ricardo Rocha estaria envolvido nessas tratativas, mas que muitas negociações ainda estariam em andamento. O ex-zagueiro foi revelado pelo Santa Cruz nos anos 80 e tem forte ligação com o clube.

Newsletter Blog do Torcedor

Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.

Grupo bilionário

Vale lembrar que o grupo que controla o Newcastle atualmente conta com duas frentes: o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (FIP) e a RB Sports and Media, ligado aos irmãos Reuben, herdeiros de uma família bilionária.

A divisão entre essas duas é a seguinte:

  • 85% são do FIP da Arábia Saudita
  • 15% são da RB Sports and Media

Detentora de maior parte das ações do Newcastle, o FIP é um fundo bilionário, também responsável pela retomada do clube inglês na Premier League em curto prazo, colocando a equipe de volta à Champions League após 20 anos.

Até o primeiro semestre deste ano, a PCP Capital Partners, da empresária Amanda Staveley, também dirigia o Newcastle com 10% das ações do clube. A empresária também foi uma das responsáveis por conduzir a venda do Manchester City para os Emirados Árabes.

A PCP Capital Partners – fundada por Amanda em 2005 -, inclusive, se trata de uma "private equity", companhia que administra os investimentos de terceiros em outras empresas.

Veja também: Atleta do Santa Cruz, Lucas Siqueira marca presença no Fórum Esportivo

Newcastle traça projeto de "multiclube"

Apesar das negociações com o Santa Cruz ainda não ter nenhum teor "oficial", não é de hoje que o Newcastle está de olho em outros campos para investir.

Segundo Amanda Staveley, o grupo projeta transformar o Newcastle em um projeto de multiclube, tal qual o City Football Group - do Manchester City - ou a própria Eagle Football Holding - do Botafogo.

"Acho que estamos muito (interessados em um modelo multiclubes). Analisamos todos os mercados, e conseguir jogadores para nossas categorias de base em um modelo multiclubes seria muito útil para permitir comprar e ter novos atletas", contou a empresária em evento realizado na Arábia Saudita.

Tags

Autor