FIFA divulga datas da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Decisão foi anunciada depois do conselho técnico da entidade realizado nesta terça-feira, 10 de dezembro, em Zurique, na Suíça; saiba mais
A Fifa anunciou nesta terça-feira (10) as datas da Copa do Mundo feminina de 2027 no Brasil.
A competição será disputada entre os dias 24 de junho e 25 de julho. A decisão foi anunciada depois do conselho técnico da entidade realizado em Zurique, na Suíça.
“O torneio está tomando forma, e estamos ansiosos para a partida de abertura em 24 de junho de 2027, além de todas as partidas que levarão à final no dia 25 de julho de 2027”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA.
"Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, mas em todo o mundo, elevando o futebol feminino a novos níveis de participação e popularidade", completou.
Newsletter Blog do Torcedor
Quer saber mais notícias do seu time e ver onde assistir ao vivo os jogos? Só assinar a newsletter do Blog do Torcedor.
Alocação de vagas diretas
Das 32 vagas disponíveis, 29 serão alocados diretamente:
- AFC: 6 vagas diretas
- CAF: 4 vagas diretas
- Concacaf: 4 vagas diretas
- CONMEBOL: 3 vagas diretas (Brasil, como anfitrião, qualifica-se automaticamente, e essa vaga será retirada do total da CONMEBOL)
- OFC: 1 vaga direta
- UEFA: 11 vagas diretas
As três vagas restantes serão definidas em um torneio de repescagem com 10 equipes, dividido em duas fases. A alocação de vagas para a repescagem será:
- AFC: 2 vagas
- CAF: 2 vagas
- Concacaf: 2 vagas (automaticamente classificadas para a segunda fase com base no desempenho no torneio de repescagem da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™)
- CONMEBOL: 2 vagas (o time mais bem ranqueado no Ranking Feminino da FIFA/Coca-Cola se classificará automaticamente para a segunda fase devido à qualificação do Brasil como anfitrião)
- OFC: 1 vaga
- UEFA: 1 vaga (automaticamente classificada para a segunda fase com base no desempenho no torneio de repescagem da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023™)
A primeira fase da repescagem ocorrerá entre novembro e dezembro de 2026, em um local centralizado, com seis times ranqueados de acordo com o último Ranking Feminino da FIFA antes do sorteio.
Os dois melhores times avançarão para a fase final, a ser disputada em fevereiro de 2027.
Eles se juntarão a dois times da Concacaf, um da CONMEBOL e um da UEFA.
As seis equipes serão sorteadas em três chaves e disputarão jogos eliminatórios para definir as últimas três vagas.
Equipes da mesma confederação não poderão ser sorteadas na mesma chave.