Por que a Copa do Mundo de 2030 será em seis países? Entenda o motivo
Em cerimônia virtual, Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou que seis países, localizados em três continentes, sediarão o torneio.
Nesta quarta-feira (11), a Fifa definiu as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A decisão foi confirmada no Congresso Extraordinário da entidade, realizado por videoconferência.
Enquanto a Copa do Mundo de 2034 será sediada pela Arábia Saudita, o torneio de 2030 terá seis sedes espalhadas pelo mundo.
Portugal, Espanha e Marrocos sediarão a maioria das partidas da competição. No entanto, as primeiras partidas do torneio serão disputadas no Uruguai, no Paraguai e na Argentina.
A próxima edição da Copa do Mundo será realizada em 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Por que a Copa do Mundo de 2030 terá seis sedes?
A Fifa determinou a realização de três partidas na América do Sul para homenagear o centenário da competição, que teve sua primeira edição no ano de 1930, no Uruguai.
Apesar do lobby da CONMEBOL, que desejava realizar o torneio no continente sul-americano, a entidade máxima do futebol optou por realizar a competição longe de suas origens.
Os estádios sul-americanos que sediarão a competição são o Centenário, em Montevidéu, o Monumental, em Buenos Aires, e um novo estádio que será construído em Assunção.