Eleições do Sport: Yuri Romão é reeleito para o biênio 2025/2026
Atual mandatário rubro-negro conquistou vitória tranquila sobre opositor Rafael Arruda e comandará o Leão nos próximos dois anos; veja números
Atual presidente do Sport, Yuri Romão seguirá à frente do clube rubro-negro por mais dois anos. Encabeçando a chapa "É Daqui pra Cima", Romão superou o adversário Rafael Arruda, da chapa "Leões pela Mudança", em pleito realizado nesta segunda-feira (16).
A vitória de Yuri Romão foi oficializada por volta das 20h25, horário de Brasília.
Após 12 urnas apuradas, o atual presidente rubro-negro garantiu o direito de comandar a gestão do clube no biênio 2025/26 com parciais 1146 votos contra 249 de Rafael Arruda, uma diferença de 897 votos.
Com um total de 2142 votos válidos, os números, que representavam mais de 80% até o momento, já eram suficientes para definir o resultado do pleito, uma vez que o número de votos a ser apurado já não era mais o suficiente para reverter a vantagem de Yuri Romão.
Resultado da eleição em números
- Yuri Romão: 1770 votos (82,63% dos votos válidos) ELEITO
- Rafael Arruda: 371 votos (17,32% dos votos válidos)
- Nulos: 26
- Branco: 1
Renovação de Pepa, Retrofit da Ilha e SAF; veja as primeiras palavras de Yuri Romão após reeleição
Em suas primeiras palavras como presidente reeleito do Sport, Yuri Romão aproveitou para agradecer o apoio de parceiros e eleitores, bem como de dar um primeiro panorama do que será o ano de 2025.
Entre suas ênfases estiveram os desafios financeiros que o clube deverá enfrentar na Série A em termos de competitividade, bem como a continuidade dos projetos envolvendo a SAF do clube e o Retrofit da Ilha do Retiro.
Para encerrar seu pronunciamento, Yuri Romão anunciou a renovação do treinador Pepa, que seguirá na Ilha do Retiro até dezembro de 2025.
Continuidade
Yuri Romão vai para o seu segundo mandato sendo eleito diretamente como presidente, mas chegará a mais de cinco anos como mandatário do clube rubro-negro. O dirigente assumiu o cargo executivo pela primeira vez em 2021, quando substituiu o então presidente Leonardo Lopes, assim permanecendo.
Dessa vez, Romão conta com Raphael Campos como vice-presidente. A nova gestão irá contar com alguns desafios pela frente. Além da montagem do elenco que vai disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, a diretoria irá lidar com um novo estatuto a ser seguido pelo clube.
Esse estatuto, inclusive, viabiliza a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), além de promover mudanças na parte administrativa do Sport.
Yuri Romão também irá contar com alguns projetos para dar seguimento nos próximos anos. Entre esses, o projeto de Retrofit da Ilha do Retiro, além da ampliação do Centro de Treinamento, em Paratibe.
"Primeiro ato"
Em sabatina com o Fórum Esportivo, da Rádio Jornal, Yuri Romão já havia indicado qual seria o primeiro passo dele quando fosse reeleito.
"Meu primeiro ato, a partir de 2 de Janeiro, é, já em conjunto com o conselho deliberativo, na pessoa do Doutor Ademar Regueira, montar a comissão que irá estudar o melhor modelo de SAF que o Sport pode ter", ressaltou.
"A minha primeira obrigação, assim que iniciarmos o ano de 2025, será a colocação dessa comissão. E ao longo de 2025, pode ser no primeiro ou pode ser no último dia, a gente poder sacramentar o ingresso de um investidor para que já em 2026 possa estar conosco nessa jornada", completou Romão.
Veja também: Sabatina do Fórum Esportivo com Yuri Romão, candidato da chapa de situação do Sport