Santa Cruz: Consultoria aponta SAF como melhor alternativa para reestruturação do clube

Em último dia de 2024, clube divulgou resultado de consultoria e medidas sugeridas para que clube consiga se reestruturar a partir de 2025; veja

Publicado em 31/12/2024 às 16:56 | Atualizado em 31/12/2024 às 19:03
Google News

Mudanças pela frente? Após um 2024 sem calendário, o Santa Cruz, que voltará a disputar a Série D em 2025, está em processo de reestruturação e, por ela, deve passar a tão aguardada criação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), do cube.

A informação foi divulgada pelo próprio clube em uma nota oficial, após a conclusão do diagnóstico realizado pela consultoria Alvarez & Marsal, que teve como objetivo avaliar a situação financeira e patrimonial do clube.

O estudo, que teve a duração de 90 dias, aponta a SAF como a melhor alternativa para garantir a recuperação do Tricolor do Arruda e reverter a grave crise que assola o time.

De acordo com a análise feita consultoria, a dívida do clube, estimada em R$ 300 milhões, é mais de dezessete vezes maior que a receita anual, o que agrava ainda mais a situação financeira, dado que os ativos do clube se mostram insuficientes para a amortização da dívida.

REPRODUÇÃO
Consultoria aponta criação do SAF como melhor alternativa para reestruturação do Santa Cruz - REPRODUÇÃO

O relatório da consultoria indica que, sem uma solução estratégica, o clube enfrentaria grandes dificuldades para atrair investidores, o que comprometeria ainda mais seu futuro.

A SAF permitiria, segundo o diagnóstico, uma reestruturação da dívida, direcionando recursos para o pagamento dos credores, o que tornaria a situação mais atrativa para potenciais investidores.

Esse modelo, já adotado por outros clubes brasileiros, como o Botafogo e o Cruzeiro, oferece a possibilidade de modernização da gestão e a atração de investidores dispostos a colocar recursos no clube, visando o retorno a partir do sucesso esportivo e da valorização da marca. O Santa Cruz ainda poderia manter os ativos sob a associação, com a criação de um contrato de longo prazo, onde o investidor ficaria responsável pela gestão do futebol profissional, da base e também das equipes femininas.

A consultoria ressalta ainda que o sucesso da SAF do Santa Cruz não dependeria apenas da recuperação financeira, mas também da gestão esportiva, com foco no desenvolvimento das categorias de base e no engajamento da apaixonada torcida tricolor. Esses fatores seriam fundamentais para o retorno do clube ao cenário de sucesso no futebol nacional e a valorização da marca.

Tags

Autor