Neymar "confirma" aposentadoria da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo; veja o que o craque disse
Em entrevista à CNN, craque falou sobre expectativas para o mundial dos Estados Unidos, Canadá e México e sua última chance de conquistar o Hexa
Neymar concedeu entrevista exclusiva à CNN nesta terça-feira (7), onde abordou temas importantes sobre sua carreira, incluindo o seu futuro na Seleção Brasileira e a Copa do Mundo 2026, afirmando que a edição que será disputada nos EUA, Canadá e México será a sua última!
Sem jogar pelo Brasil desde outubro de 2023, quando sofreu a grave lesão nos ligamentos do joelho que o deixou longe dos gramados por quase um ano, o atacante falou do desejo de voltar à vestir a amarelinha e que "fará de tudo" para disputar a próxima Copa, quando terá 34 anos.
"Vou tentar, quero estar lá. Farei tudo o que puder para fazer parte da Seleção. Sei que esta será minha última Copa do Mundo, minha última chance, minha última oportunidade e farei tudo o que puder para jogar."
Em 2030, quando será disputada a Copa do Mundo de Espanha, Portugal e Marrocos, Neymar terá 38 anos, idade onde a grande maioria dos jogadores de futebol já estão aposentados.
É possível que o brasileiro siga jogando por clubes, mas que pendure as chuteiras da Seleção, como fizeram van der Sar, Lahm e Iniesta.
De qualquer forma, é difícil imaginar Neymar seguindo na Seleção em 2027 caso não se enxergue na Copa de 2030, ainda mais considerando o grave histórico de lesões que sofreu ao longo da carreira, o que, infelizmente, prejudicam a longevidade do brasileiro nos gramados.
De qualquer maneira, afirmar que uma Copa será sua última não tem se mostrado como algo definitivo.
Em 2022, Messi e Cristiano Ronaldo também afirmaram que a Copa do Mundo do Catar seria a última de suas carreiras, mas agora, aos 37 e 39 anos, respectivamente, seguem jogando, com titulares absolutos, pelas suas respectivas seleções, a pouco mais de um ano da Copa de 2026.
Neymar reconhece momento ruim da Seleção, mas mostra fé no grupo atual para conquistar o Hexa
A Seleção Brasileira, atualmente em 5º lugar nas Eliminatórias, vive um momento bastante delicado no atual ciclo, sendo alvo de muitas críticas e já no seu terceiro treinador.
Apesar de reconhecer a má fase, Neymar reforçou a sua fé no grupo:
"Tenho muita fé no time, nos jogadores que estão surgindo, que são jovens. É um time jovem. Hoje, não estamos na posição que gostaríamos de estar. Acho que juntos podemos alcançar algo muito grande. Temos um ano, um ano e meio para trabalhar, para fazer as coisas certas para chegar à Copa do Mundo."
Lesões sempre atrapalharam Neymar na Copa do Mundo
A trajetória de Neymar nas três Copas do Mundo que disputou (Brasil 2014, Rússia 2018 e Catar 2022) foi sempre marcada por desafios e graves lesões, algumas durante a competição, outras nas vésperas, relembre:
- 2014: Neymar sofreu uma grave lesão na coluna nas quartas-de-final e ficou fora da semifinal, onde o Brasil foi derrotado por 7x1 pela Alemanha
- 2018: A poucos meses da Copa da Rússia, Neymar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito e chegou à competição longe da sua forma ideal, tendo dificuldades para performar o seu melhor futebol.
- 2022: Após uma lesão no tornozelo na estreia, Neymar perdeu dois jogos da fase de grupos e correu o risco de ficar fora do torneio, mas deu a volta por cima retornando nas oitavas-de-final contra a Coreia do Sul e fazendo dois grandes jogos, incluindo a trágica eliminação para a Croácia nas quartas.
Embora ainda falte um ano e meio pra a próxima Copa do Mundo, Neymar já enfrentou a maior lesão da sua carreira e luta para chegar na sua melhor forma na busca pelo título inédito.