Coluna do Escrete: Pernambuco, Bahia e Ceará tem os "times do eixo" na Copa do Nordeste? Entenda

Números mostram que predomínio dos três estados na Copa do Nordeste é equivalente aos dos times do Sudeste no Campeonato Brasileiro

Publicado em 12/01/2025 às 0:00
Google News

Vai começar a Copa do Nordeste 2025! A maior competição regional do futebol brasileiro chega a sua 22ª edição e, ao longo delas, foi escrita uma linda história que engradece o futebol nordestino através da construção de grandes rivalidades que vão além das linhas territoriais dos 9 estados separados.

E, claro, que ao longo do tempo, tradições foram construídas, tabus se impuseram e toda nova edição chega com uma carga ainda maior que a anterior.

Dito isso, existe alguma dominância na competição? É possível perceber, tal como no cenário nacional, onde os times do Sudeste, conhecidos como "times do eixo" acabam se prevalecendo diante dos demais, alguma "prevalência" de algum ou alguns estados sobre o outros?

A resposta é sim!

Pernambuco, Bahia e Ceará dominam a Copa do Nordeste

Como dito, já foram disputadas 21 edições da Copa do Nordeste ao longo da história e, em apenas três oportunidades um time fora de Pernambuco, Bahia e Ceará foi o grande campeão.

América de Natal, em 1998, o Campinense, em 2013, e o Sampaio Corrêa, em 2018, são os times que conseguiram quebrar a hegemonia do trio acima.

Trio esse que até pouco tempo, era uma dupla, uma vez que os times cearenses, que são os atuais dominantes, com cinco títulos nas últimas seis edições, só viriam a vencer a sua primeira Copa do Nordeste em 2015.

Em se falando de times propriamente ditos, apenas nove foram campeões, enquanto 64 já disputaram a competição ao longo da história.

Analisando dessa forma, Pernambuco, Bahia e Ceará somam 18 títulos em 21 edições, um percentual de 85% do total de edições, sendo 8 baianos6 cearenses 4 pernambucanos contra um título maranhenseum paraibano um potiguar.

Mas, e se comparado ao domínio dos times do Sudeste no Brasileirão, a que pé de distância fica a competição regional.

Considerando todos os títulos unificados, existem 69 edições do Campeonato Brasileiro. Desse total, 60 foram conquistados por times do Sudeste, sendo 34 títulos de paulistas19 de cariocas7 de mineiros.

O número representa 86,9% do total de títulos, superior ao que vemos na Copa do Nordeste, mas dentro da "mesma proporção".

Sendo assim, sim, é possível afirmar que, dada todas as particularidades dos respectivos contextos, Pernambuco, Bahia e Ceará exercem o mesmo domínio no Nordeste que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Curiosamente, São Paulo, Rio e Minas são os três estados, nesta ordem, com maior PIB do País, enquanto que Bahia, Pernambuco e Ceará, nesta ordem, contemplam os três maiores PIBS do Nordeste de acordo com dados publicados pelo IBGE em 2024 referentes ao ano de 2022.

Tags

Autor