Sport e Náutico estreiam na Copa do Nordeste com expectativas distintas

O Nordestão terá transmissão exclusiva e de graça na TV aberta da TV Jornal/SBT, que desde a temporada 2018 é a casa da competição regional

Publicado em 20/01/2025 às 18:55 | Atualizado em 20/01/2025 às 20:23
Google News

A Copa do Nordeste começa com expectativas diferentes para Sport e Náutico. No Grupo A, o Leão é um dos favoritos para faturar a classificação e até a liderança na chave. Já no Grupo B o Timbu terá trabalho para conquistar uma vaga na próxima fase, principalmente pelo nível de desempenho apresentado no começo da temporada.

Leia Também


Do lado rubro-negro, a expectativa é grande por causa da estreia do time principal. Como jogou até o fim do mês de novembro do ano passado e ainda precisou conceder o período de férias para o elenco, o Sport optou por iniciar o ano de 2025 com time sub-20 e sob o comando do auxiliar César Lucena.

Já a equipe titular realizou "sem pressa" a pré-temporada com o técnico Pepa no Centro de Treinamento José de Andrade Médicis. Além de permanecer com a maior parte do elenco de 2024, o Leão tratou de reforçar o elenco para o ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, onde a permanência será a grande meta do ano.

"É difícil ter uma expectativa sobre o Sport, pois ainda precisamos ver em campo essa equipe principal. O ano de 2025 começou com os garotos do sub-20 e só agora, de fato, veremos a força máxima. Só que essa força máxima para chegar precisa de tempo e sequência. Não espero um grande jogo, com o time pressionando os 90 minutos, amassando o adversário", comentou João Victor Amorim, repórter do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.



Até o fechamento desta matéria, foram oficializados o zagueiro Antônio Carlos, o lateral-direito Matheus Alexandre, o lateral-direito Hereda e os atacantes Gustavo Maia e Gonzalo Paciência. Também estão encaminhados: os meias Hyoran e Carlos Alberto, além do atacante argentino Rodrigo Atencio.

Para 2025, o Sport ainda não mediu esforços para garantir as permanências do volante Fabrício Domínguez e o meia Lucas Lima. A diretoria abriu o cofre para contar com o gringo por mais três temporada e o armador até o fim de 2026.

A estreia leonina na Copa do Nordeste acontece contra o Ferroviário, nesta quarta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O Sport integra o Grupo A junto com Fortaleza, Vitória, CRB, Sousa, Moto Club e Altos, além de Ferroviário.

"O Sport pegou o adversário mais acessível para a estreia tendo em vista a força do elenco, o campo acanhado e a qualidade do gramado. Será o primeiro jogo do time principal do Sport e contra um time jovem, de muita intensidade e que a diretoria mudou a política de contratações levando em conta as últimas temporadas", afirmou Igor Moura, repórter e comentarista do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

"O Ferroviário tem uma média de idade baixa, com muitos jogadores de 22 e 23 anos, na maioria, desconhecidos. Na frente, como capitão, o experiente e atacante Ciel", completou.

Náutico precisa evoluir

Do lado alvirrubro, o técnico Marquinhos Santos precisa usar a força da Copa do Nordeste para mostrar resultado e reduzir a pressão no início da temporada. Mesmo na Série C, o Náutico não deixou boas impressões nos primeiros jogos de 2025.

Apesar da estreia acontecer contra o Ceará, que está na Série A, o Timbu usar o fator casa para conseguir o triunfo e começar o Regional com o "pé direito". A partida acontece nesta quarta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), nos Aflitos, com transmissão exclusiva e gratuita da TV Jornal/SBT.

"O grau de dificuldade que o Náutico vai enfrentar, claro, que está mais alto. Porém, por jogar nos Aflitos, o time alvirrubro pode aproveitar algumas questões. Pensando na Série A, o Ceará contratou jogadores pensando em velocidade", pontuou Igor Moura.

"Se o meio-campo do Timbu estiver em um bom dia, pode até possuir mais posse de bola e o Vozão fique mais para o contra-ataque, jogadas incisivas. O Vozão pode até ser favorito, mas é um favoritismo muito pequeno em relação de outros cenários. Na última rodada, o Ceará sofreu para vencer o embate contra o Tirol", acrescentou o repórter e comentarista.

Mesmo com o fracasso em 2024, a diretoria do Náutico optou por permanecer com uma base do elenco. Quase todas renovações incontestáveis. Foram elas: as permanências de Arnaldo, Luiz Paulo, Sousa, Renato Alves, Marco Antônio, Patrick Allan, Paulo Sérgio e Bruno Mezenga.

O zagueiro Odivan permaneceu por força de contrato, já que sofreu grave lesão no joelho em 2024. O volante Igor Pereira também passou um longo período no departamento médico por causa de uma contusão no joelho, mas chegou na temporada passada com contrato até o fim de 2025.

No mercado, o Náutico fechou com 11 reforços. Até o fechamento desta matéria, foram oficializadas as contratações dos goleiros Douglas Borges e Wellerson, o lateral-direito Marcos Ytalo, o lateral-esquerdo Igor Fernandes, os zagueiros Fagner Alemão, Rayan e Léo Coltro, o volante Auremir, o meia Geovane e os atacantes Hélio Borges e Samuel Otusanya.

O próximo reforço que deve ser anunciado é o atacante Wenderson. Ele disputou a última temporada pelo América-RN e trabalhou com o técnico Marquinhos Santos.

O Timbu integra o Grupo B da Copa do Nordeste. Além do Ceará, vai enfrentar o Bahia, Confiança, CSA, América-RN, Juazeirense e Sampaio Corrêa. O acesso à Série B do Campeonato Brasileiro é a principal missão do ano, mas o Náutico precisa chegar pelo menos nas quartas de final para corresponder às expectativas iniciais.

"No Grupo do Náutico, existe um nivelamento maior. Os dois favoritos são Ceará e Bahia. O Náutico vai brigar pela classificação junto com América-RN, CSA e Confiança. O Timbu terá trabalho. Contra os favoritos, não tem o que discutir. Porém, com essas outras três equipes a disputa será acirrada. Juazeirense e Sampaio Corrêa devem ficar para trás na primeira fase", destacou Antônio Gabriel, repórter do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

Primeira fase da Copa do Nordeste

Ao contrário das outras temporadas, a primeira fase da Copa do Nordeste consiste em sete rodadas neste ano de 2025. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou o regulamento e os times de cada grupo se enfrentam entre si. Vale lembrar que em sorteio os 16 clubes foram divididos em duas chaves de oito equipes cada e antes os times de Grupo A duelavam contra os times do Grupo B.

Tags

Autor