PMPE detalha esquema de segurança para o Clássico das Multidões deste sábado (01)

O reforço da segurança busca garantir que o evento transcorra sem incidentes, promovendo um ambiente seguro para quem for ao estádio

Publicado em 31/01/2025 às 17:44
Google News

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) divulgou, nesta sexta-feira (31), o plano de segurança para o Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport, que acontecerá neste sábado (1º), às 16h30, no estádio do Arruda, pela sexta rodada do Campeonato Pernambucano.

Diferente de edições anteriores, o jogo contará com torcedores dos dois times, exigindo um reforço na segurança para garantir a tranquilidade da partida.

A PMPE lançará um efetivo de 645 policiais militares para atuar dentro e fora do estádio. A operação contará com 161 policiais do Batalhão de Choque e da CIPCães na parte interna do Arruda, enquanto outros 484 agentes do 11º BPM serão responsáveis pela segurança no entorno do estádio e principais vias de acesso.

Além disso, haverá patrulhamento reforçado nas estações do metrô e nos terminais integrados de passageiros, a fim de coibir possíveis atos de vandalismo e confrontos entre torcedores.

Toda a operação será monitorada pelo Centro Integrado de Controle e Comando Regional, utilizando câmeras de segurança distribuídas nos principais pontos estratégicos.

Pontos de acesso para os torcedores

Para evitar tumultos e facilitar o fluxo de torcedores, a PMPE estabeleceu pontos de acesso específicos para cada torcida:

  • Torcida do Santa Cruz: acesso pela Avenida Beberibe e adjacências a ela.
  • Torcida do Sport: acesso pela Rua do Machado, indo até a Rua das Moças.

Planejamento ampliado

Em coletiva de imprensa realizada no Quartel do Derby, o coronel Alexandre Arruda, coordenador de planejamento operacional da PMPE, ressaltou que, em jogos deste porte, o esquema de segurança é reforçado em 40% em relação a partidas comuns.

"Vislumbrando a grandeza do Clássico, planejamos policiamento não apenas nos arredores do estádio, mas também em áreas descentralizadas, como PE-15, Avenida Caxangá e Avenida Norte", destacou.

O coronel também alertou que os torcedores devem manter seus ingressos em mãos ao chegarem nos pontos de acesso aos portões e que evitem portar certos objetos.

"Orientamos aos torcedores que quando tiverem acesso à área do estádio evitem levar materiais perfurocortantes e garrafas de vidro, pois ao chegarem nessas áreas serão abordados", explicou.

Tags

Autor