Santa Cruz vence Sport com gol de Douglas Skilo e quebra jejum em clássicos
O Tricolor conseguiu a vitória no fim da partida e voltou a vencer um clássico após cinco temporadas sem bater nenhum dos dois rivais do Estado
Se fora do campo não existiu vencedor com as cenas de selvageria das torcidas organizadas, dentro das quatro linhas, o Santa Cruz levou a melhor. A Cobra Coral venceu por 1x0 o Sport, neste sábado (1º), no estádio do Arruda. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Douglas Skilo, aos 39 minutos do segundo tempo. O duelo foi válido pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano.
Com o resultado, o Tricolor quebrou um jejum de cinco anos em clássicos. O Santa Cruz não vencia os rivais desde 2020, quando bateu por 2x1 o Sport e 2x0 o Náutico pelo Estadual.
Agora, a Cobra Coral ocupa a liderança isolada do Pernambucano com 13 pontos. O Náutico é o vice-líder com 10 pontos, mas ainda joga contra o Retrô, neste domingo (2), na Arena de Pernambuco. O Sport está na quarta colocação e possui 9 pontos.
Próximos jogos de Santa Cruz e Sport
O Santa Cruz terá quase uma semana de descanso. O time coral entra em campo contra o Jaguar, sexta-feira (7), às 20h, na Arena de Pernambuco.
Já o Sport joga nesta terça-feira (4). O Leão enfrenta o Fortaleza, às 21h30, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. A TV Jornal/SBT transmite o "Duelo de Leões" com exclusividade e de graça na TV aberta.
Sem chances claras
O primeiro tempo entre Santa Cruz x Sport foi amarrado. Muita marcação e pouca criação. Ciente da superioridade técnica do Leão, o time coral adotou uma postura mais cautelosa e buscou explorar as falhas do adversário. Já o clube rubro-negro teve mais a posse de bola, só que não conseguiu envolver a marcação tricolor.
Não à toa, a melhor chance da partida foi um chute de fora da para do atacante Barletta. Ele encheu o pé em uma forte finalização e acertou o travessão do goleiro Rokenedy.
O Tricolor encontrou espaços pelas laterais da defesa do Leão. Só que faltou uma melhor conclusão das jogadas para gerar efetividade no último terço. Caíque França até trabalhou, mas só precisou realizar um grande esforço.
Segundo tempo agitado
Depois do intervalo, os dois times voltaram mais animados. A partida ficou mais intensa, principalmente porque o Sport partiu para cima do Santa Cruz com as entradas de Hyoran e Gustavo Maia, e, assim, deixou mais espaços na defesa.
Na etapa final, a primeira jogada perigosa foi do Sport. Após cobrança de escanteio, Antônio Carlos acertou uma cabeçada na trave, a bola voltou em cima de Rokenedy, que espalmou no susto. A resposta coral não demorou para acontecer.
Douglas Skilo arrancou pela ponta, deixou dois marcadores para trás e cruzou rasteiro para Toty. O lateral apareceu dentro da grande área para chutar de "chapa" e a bola sair pela linha de fundo.
Nos últimos minutos, os tricolores e rubro-negros não quiseram saber de poupar esforços. Se do lado do Sport, Barletta encontrou de novo o travessão. Do lado do Santa Cruz, Douglas Skilo encontrou o fundo da rede.
Estreante, Raphinha foi até a linha de fundo pela ponta e acertou um cruzamento perfeito na cabeça do atacante. Skilo subiu mais que a defesa e estufou a rede do Leão. Em seguida, o Sport tentou o empate na base do abafa, mas não teve jeito. Placar final: 1x0 Santa Cruz.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas da partida. Quem realizou a avaliação foi o comentarista Ralph de Carvalho.
Santa Cruz
- Rokenedy: 7 (Não tomou gol).
- Toty: 7 (Seguro).
- Matheus Vinícius: 8 (Consistente).
- William Alves: 7 (Seguro).
- Rodrigues: 6 (Regular).
- Vinícius Silva: 6 (Regular).
- Lucas Siqueira: 7 (Ajudou bastante).
- Balotelli: 7 (Fundamental).
- João Pedro: 6 (Regular).
- Rafinha: 6 (Entrou e foi decisivo).
- Israel: 7 (Bem ativo no jogo).
- Lordelo: 6 (Regular).
- Vini Moura: 6 (Regular).
- Douglas Skilo: 7 (Fez o gol).
- Thiaguinho: 7 (Importante no ataque).
- Jhonatan Ribeiro: 6 (Regular).
- Itamar Schülle: 8 (Grande leitura).
Sport
- Caíque França: 7 (Sofreu gol, mas salvou).
- Matheus Alexandre: 5 (Abaixo).
- Antõnio Carlos: 5 (Faltou segurança).
- Chico: 5 (Regular).
- Dalbert: 4 (Bem abaixo).
- Igor Cariús: 4 (Entrou e não ajudou).
- Zé Lucas: 5 (Regular).
- Marcelo Ajul: 4 (Pouco tempo).
- Fabrício Domínguez: 4 (Sumido do jogo).
- Lucas Lima: 7 (Na média).
- Hyoran: 6 (Se movimentou bem).
- Titi Ortíz: 6 (Bem ativo).
- Gustavo Maia: 5 (Abaixo).
- Gonzalo Paciência: 5 (Não apareceu).
- Gustavo Coutinho: 5 (Regular).
- Barletta: 7 (Melhor do ataque).
- Pepa: 6 (Não teve boa leitura).
Ficha do jogo
Santa Cruz
Rokenedy; Toty, Matheus Vinicius, William Alves e Rodrigues (Vinicius Silva); Lucas Siqueira, Balotelli e João Pedro (Rafinha); Vini Moura (Douglas Skilo), Thiaguinho (Henrique Lordelo) e Israel (Jhonatan Ribeiro).
Técnico: Itamar Schulle.
Sport
Caique França; Matheus Alexander, Chico, Antônio Carlos e Dalbert (Igor Cariús); Zé Lucas (Marcelo Ajul), Fabrício Domínguez (Hyoran) e Lucas Lima; Tití Ortiz (Gustavo Maia), Barletta e Gonçalo Paciência (Gustavo Coutinho).
Técnico: Pepa.
- Local: Estádio do Arruda, no Recife
- Árbitro: Rodrigo Klein (RS).
- Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Wagner Cabral Miranda (Ambos do RS).
- Público: 27.506 torcedores.
- Renda: R$ 799.280,00.