Com veto do governo, Santa Cruz pode jogar eventual final do Pernambucano sem torcida
Santa Cruz, assim como o Sport, foi punido com o veto de cinco partidas sem torcida, independente da competição que vai disputar

A portaria do Governo de Pernambuco, que proíbe Santa Cruz e Sport de terem torcida nos próximos cinco jogos pode trazer reflexos para a final do Pernambucano. Isso porque o Tricolor pode chegar à decisão e ainda precisar pagar essa punição.
O Santa Cruz tem ainda mais três partidas na 1ª fase do Pernambucano: Jaguar (fora), Central (casa) e Maguary (fora). Hoje o time lidera o Estadual e se acabar nessa posição, ou em segundo, se classifica direto para as semifinais, onde jogaria em casa em partida única. Caso vença, faria a final em duas partidas - ida e volta.
Ou seja, o Santa Cruz tem mais seis partidas até uma eventual final do Pernambucano, lembrando que os corais não estão na Copa do Nordeste ou Copa do Brasil. Desses, três seriam no Arruda e outros três seriam fora de casa.
Assim, tomando que a punição vale para os jogos como mandante, o texto da portaria não deixou isso claro se são apenas os jogos de mandante ou se também contempla partidas na condição de visitante, o Santa Cruz, se chegar na semifinal como um dois dos melhores times da 1º fase, e eventualmente chegar na final, faria os jogos decisivos sem torcida para cumprir a portaria.
Nesse caso faria as partidas contra Central, semifinal e final sem torcida, além dos dois primeiros jogos da Série D deste ano como mandante.
Mesmo que contemple todos os jogos, incluindo visitante, só jogaria a final com torcida se fosse o jogo de volta. Faria sem torcida os três da primeira fase, a semifinal e o primeiro jogo da final.
Sport poderia ter final com torcida
O detalhe é que o Sport, também punido, se chegar na final, poderia ter torcida em uma eventual decisão. O Leão tem como mandante os seguintes jogos ainda: Fortaleza (Copa do Nordeste), Maguary e Náutico (esses pelo Pernambucano). Dependendo da tabela ainda deveria pagar o duelo contra o Moto Club (Copa do Nordeste) e uma eventual quartas de final do Pernambucano (tomando a classificação atual). Ou seja, se chegar na final, poderia ter torcida, inclusive contra o Santa Cruz, que não teria.
O mesmo pensamento vale para a sequência de partidas como mandante e visitante.
Lembrando que o Sport já se manifestou que irá recorrer na Justiça contra a portaria do governo.
Punição do governo de Pernambuco
A ação do Estado ocorreu após as brigas e cenas de terror no Recife na tarde desse sábado, antes do Clássico das Multidões. Organizadas das duas equipes espalharam medo e pânico na cidade com brigas e confrontos. 4 pessoas ainda estão internadas no Hospital da Restauração com ferimentos.
Após essas cenas, o governo se reuniu e publicou a portaria. Além disso, o Ministério Publico de Pernambuco fez uma série de recomendações, incluindo medida parecida: jogos sem torcida, contudo, até que os dois clubes adotem medidas de segurança.
A Federação Pernambucana de Futebol também emitiu nota e determinou que todos os clássicos de agora em diante serão com torcida única.