Sport vai recorrer na Justiça contra portaria do governo que veta público nos próximos 5 jogos

Governo de Pernambuco anunciou nesse sábado (5) portaria que determina que o Sport faça 5 partidas sem a presença de torcida em seu estádio

Publicado em 02/02/2025 às 13:54 | Atualizado em 02/02/2025 às 20:27
Google News

Por meio de nota, o Sport confirmou que irá recorrer na Justiça contra a portaria publicada pelo Governo de Pernambuco que determina veto de torcida para os próximos 5 jogos do time na temporada, seja qual for a competição. O Leão ainda criticou a medida, dizendo que ela pune "apenas os verdadeiros torcedores".

O clube ainda pontuou que não tem responsabilidade sobre a segurança público do Estado. Além disso, criticou a falta de planejamento das autoridades afirmando que a briga desse sábado (1) evidenciou a falta de planejamento das autoridades.

Em contato com o Blog do Torcedor, a Secretaria de Defesa Social (SDS) argumentou que "os fatos que ocorreram no último sábado (1º) fugiram do padrão esperado, exigindo uma resposta rápida e firme das forças de segurança. O efetivo atuou para evitar mortes e minimizar danos às pessoas e ao patrimônio, dispersando os grupos envolvidos e controlando os confrontos da maneira mais ágil possível". A nota completa está ao fim do texto.

Mais cedo, o clube havia confirmado que suspendeu a venda de ingressos para o jogo contra o Fortaleza, na próxima terça-feira (4), pela Copa do Nordeste.

O Leão tomou a medida após o Governo de Pernambuco publicar portaria que determina que o clube, assim como o Santa Cruz, fiquem 5 jogos sem torcida, independente da competição ou adversário.

A ação do Estado ocorre após as brigas e cenas de terror no Recife na tarde desse sábado, antes do Clássico das Multidões. Organizadas das duas equipes espalharam medo e pânico na cidade com brigas e confrontos. 4 pessoas ainda estão internadas no Hospital da Restauração com ferimentos.

Após essas cenas, o governo se reuniu e publicou a portaria. Além disso, o Ministério Publico de Pernambuco fez uma série de recomendações, incluindo medida parecida: jogos sem torcida, contudo, até que os dois clubes adotem medidas de segurança.

A Federação Pernambucana de Futebol também emitiu nota e determinou que todos os clássicos de agora em diante serão com torcida única.

Confira nota do Sport

O Sport Club do Recife lamenta profundamente os atos de violência ocorridos no Recife no último sábado, antes da partida contra o Santa Cruz.

O Clube, no entanto, discorda veementemente da “solução” apresentada pelo Governo do Estado, que proíbe a presença da torcida do Sport nos próximos cinco jogos na Ilha do Retiro.

A medida tomada penaliza apenas os verdadeiros torcedores, enquanto os responsáveis pelos atos criminosos seguem impunes, além de prejudicar uma cadeia do futebol, onde tantas famílias dependem da realização dos jogos para ter sua renda familiar, crescendo ainda mais a vulnerabilidade Social.

O Sport reitera que não tem responsabilidade pela segurança pública nas ruas e nem pelo planejamento das forças de segurança. Mesmo com a presença policial, os criminosos conseguiram se enfrentar e transformar as ruas do Recife em um cenário de guerra, evidenciando falhas no planejamento das autoridades.

O Clube não aceitará essa decisão, que considera ineficaz, e tomará todas as medidas cabíveis para garantir seus direitos, inclusive recorrendo ao Poder Judiciário, sempre em defesa de seus torcedores e da sua comunidade.

O Sport Club do Recife reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos torcedores e seguirá trabalhando para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos.

Nota da SDS

Sobre os protocolos de planejamento operacional para eventos esportivos desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social (SDS), juntamente com suas operativas, faz-se necessário esclarecer que o planejamento de segurança desses eventos ocorre com antecedência. São considerados um conjunto de variáveis além das informações e documentações fornecidas pelas organizadas.

Dentro do planejamento padrão são considerados fatores como trânsito, vias de acesso ao estádio, horários e rotas das torcidas, além da identificação de pontos estratégicos com risco de emboscadas ou confrontos. O planejamento conta com o suporte da Inteligência, monitoramento aéreo e atuação integrada das forças de segurança, para garantir a proteção dos torcedores, da população e do patrimônio público e privado.

Apesar de todo o planejamento e da tentativa de antecipar possíveis crises, os fatos que ocorreram no último sábado (1º) fugiram do padrão esperado, exigindo uma resposta rápida e firme das forças de segurança. O efetivo atuou para evitar mortes e minimizar danos às pessoas e ao patrimônio, dispersando os grupos envolvidos e controlando os confrontos da maneira mais ágil possível.

A Secretaria de Defesa Social reafirma seu compromisso com a segurança e a ordem pública nos eventos esportivos de Pernambuco. Por meio de ações estratégicas e integradas, a SDS buscará sempre garantir a proteção de torcedores, atletas e profissionais envolvidos.

Tags

Autor