Sport derruba portaria do Estado na Justiça e jogo contra Fortaleza terá público

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, tinha proibido a presença de público nos próximos cinco jogos do Leão

Publicado em 03/02/2025 às 20:29 | Atualizado em 03/02/2025 às 21:03
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Sport conseguiu derrubar na Justiça a portaria do Governo de Pernambuco que impedia a presença da torcida no jogo contra o Fortaleza, nesta terça-feira (4), na Ilha do Retiro. A decisão do Estado aconteceu logo após o clássico contra o Santa Cruz, no sábado, que ficou marcado pela violência das organizadas antes do jogo.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, publicou uma portaria que proibia a presença da torcida do Sport nos próximos jogos no território estadual. O mesmo foi determinado para o Santa Cruz.

A reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação teve acesso à liminar da Justiça que liberou a presença da torcida no jogo entre Sport x Fortaleza. No texto, o desembargador Fernando Cerqueira Noberto dos Santos determina que a área das organizadas seja fechada.

Além disso, frisa que os jogos dos clubes pernambucanos devem acontecer apenas com torcida única. Ou seja, da equipe mandante. As medidas são válidas para o mês de fevereiro, de acordo com a liminar da Justiça.

"A autoridade coatora (Estado) se abstenha de impor a realização das partidas em que dispute o Sport Club do Recife (impetrante) ou qualquer outra agremiação desportiva, no Estado de Pernambuco, com portões fechados", afirmou o desembargador, em liminar.

"Seja permitida apenas a presença nos estádios de torcedores do clube que detenha o mando de campo durante o mês de fevereiro de 2025, sob responsabilidade do clube anfitrião. As agremiações desportivas devem fechar o setor destinado às torcidas organizadas no mês de fevereiro de 2025", completou.

A Justiça ainda determina que os clubes implementem o reconhecimento facial nas entradas dos estádios a partir do dia 1º de março de 2025.

"A partir de 1º de março de 2025, as agremiações desportivas devem implementar, na entrada dos estádios, públicos ou privados, o reconhecimento facial e a biometria de todos os torcedores, bem como adotar câmeras de vídeo para o monitoramento dos frequentadores, sob pena de multa de R$ 100.000,00 por evento desportivo", pontuou.

Na manhã desta segunda-feira (3), os 10 clubes participantes da Série A1 do Campeonato Pernambucano se posicionaram contra a decisão do Governo de Pernambuco junto com a Federação Pernambucano de Futebol (FPF-PE).

Sport x Fortaleza é na TV Jornal

Sport x Fortaleza se enfrentam nesta terça-feira (4), às 21h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. O duelo é válido pela 2ª rodada da Copa do Nordeste e conta com transmissão exclusiva e de graça da TV Jornal/SBT.

Tags

Autor