Criativo no mercado, Sport explora limite de estrangeiros no elenco; Veja quantos podem jogar
O Leão já conta com cinco jogadores estrangeiros e pode aumentar o número com novas contratações, incluindo atletas europeus, ainda este mês
Clique aqui e escute a matéria
Visando montar um elenco competitivo para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport vem surpreendendo em algumas contratações. O Leão vem aproveitando o "boom" de estrangeiros no futebol brasileiro para, também, encher o time de reforços vindo do futebol internacional.
A busca por estrangeiros não é de agora, apesar de ter sido potencializada. Mas, em 2024, o Sport já contava com jogadores como Fabricio Domínguez, do Uruguai, Alan Ruiz, Julián Fernández, Leonel Di Plácido e Titi Ortíz, que são argentinos, Roberto Rosales, da Venezuela, e Helibelton Palacios, da Colombia.
Veja também: PRONUNCIAMENTO SOBRE A REVERSÃO DA DECISÃO DE JOGOS SEM TORCIDA
Dos citados, apenas Domínguez, Di Plácido e Ortíz permaneceram no Rubro-Negro para a atual temporada. Mas, o Sport fez questão de investir na reposição desses estrangeiros, também investindo no futebol europeu.
Para 2025, o Leão da Ilha já anunciou as chegadas do português Gonçalo Paciência e do argentino Rodrigo Atencio, chegando a cinco estrangeiros até o início de fevereiro. Mas esse número deve aumentar, já que o Leão encaminhou o acerto com outros três europeus.
Um deles é o francês Tiemoué Bakayoko, volante ex-Milan e Chelsea, atualmente no PAOK da Grécia. O outro é o zagueiro português João Silva, que deve desembarcar no Recife nesta terça-feira (4). O defensor estava atuando no futebol belga, pelo Kortrijk.
O último nome que rodou nos bastidores é o do também português Sérgio Oliveira, meia ex-Porto e que está no Olympiacos. Segundo a imprensa grega, o atleta já teria encaminhado a saída do clube da Grécia para assinar com o Leão da Ilha.
Estrangeiros do elenco
- Fabricio Domínguez (Uruguai)
- Di Plácido (Argentina)
- Titi Ortíz (Argentina)
- Rodrigo Atencio (Argentina)
- Gonçalo Paciência (Português)
Ainda não assinaram
- Tiemoué Bakayoko (Francês)
- João Silva (Português)
- Sérgio Oliveira (Português)
Quantos estrangeiros o Sport pode utilizar?
A Lei de Estrangeiros no futebol brasileiro permite que clubes inscrevam um número ilimitado de jogadores estrangeiros no elenco, mas apenas nove podem ser relacionados por partida.
Antes, o limite era de cinco atletas por jogo, sendo ampliada em 2023 para sete e, em 2024, para nove. A medida busca equilibrar a competitividade dos clubes e aumentar a diversidade no futebol nacional.