É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Clique aqui e escute a matéria
Após uma visita solidária de jogadores, comissão técnica e dirigentes ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o Santa Cruz deu início a uma campanha para mobilizar sua torcida e toda a sociedade a contribuir com a instituição.
O lançamento acontece nesta terça-feira (4), às 18h, Dia Mundial de Combate ao Câncer, por meio das redes sociais do clube.
"Todos nós já tivemos ou temos um amigo, parente lutando contra o câncer", destacou Israel. "E nessa luta, todos os times devem jogar a favor do Hospital de Câncer de Pernambuco", complementou Toty.
A campanha reforça o caráter filantrópico do HCP, que há quase 80 anos atende gratuitamente milhares de pernambucanos.
No encerramento do vídeo, Itamar Schülle faz um chamado à torcida: "Faça sua doação para que a vida vença esse jogo."
O presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, também ressaltou a importância da iniciativa. "O Santa Cruz nasceu para ser o time do povo e sempre será solidário às causas populares", afirmou.
Como ajudar?
As doações serão feitas diretamente ao Hospital de Câncer de Pernambuco, instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, que depende do apoio da sociedade para manter seus serviços.
O HCP atende cerca de 1.000 pacientes por dia e enfrenta um custo mensal de R$ 17,5 milhões, com um déficit de R$ 1,5 milhão.
É possível contribuir com doações em insumos ou dinheiro. As opções incluem:
Jornalista esportivo e entusiasta dos Esportes Eletrônicos. Formado e pós-graduado na Universidade Católica de Pernambuco. Fã da cultura pop oriental e esportes norte-americanos.